Ir para o conteúdo

Prefeitura inicia reordenamento das barracas de comerciantes informais no Parque Aurora

Por Flávio Alves

A Prefeitura do Paulista iniciou, neste sábado (15), o reordenamento das barracas dos comerciantes informais que atuam no Parque Aurora. A medida busca organizar a ocupação do espaço, melhorar a circulação e garantir que moradores e visitantes possam aproveitar o parque, conciliando as atividades comerciais com o uso das áreas de lazer.

O trabalho é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e foi planejado a partir de diálogos com comerciantes, moradores e outros envolvidos com o espaço. O estudo que orientou a reorganização foi desenvolvido por arquitetos e engenheiros da Sedurb, com apoio das secretarias de Administração das Regionais, de Obras e Serviços Públicos e de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil.

Segundo a Sedurb, a reorganização atende principalmente a uma demanda da população, que vinha apontando a necessidade de melhorar a ocupação e a circulação no parque. “O principal motivo para a Prefeitura promover essa reorganização foi exatamente um anseio da população. O espaço estava desorganizado e a gente ouviu esse clamor e resolveu organizar”, afirmou o secretário Francisco Padilha.

Nesta primeira etapa, as barracas que estavam instaladas nos jardins do Parque Aurora foram deslocadas para uma via pública que anteriormente era utilizada como área de estacionamento. A mudança é provisória, enquanto o município avança na aplicação da Lei Municipal nº 5.529/2025, que regulamenta a atividade dos comerciantes informais no município.

A mudança já foi percebida positivamente por moradores da região. Morador das proximidades, o analista de TI Fábio Henrique Marques do Couto, de 48 anos, aprovou a nova organização das barracas. “Achei bastante organizado. Antes eu achava um pouco desorganizado porque as barraquinhas estavam sempre espalhadas. Agora estão enfileiradas e ficou até bom para as crianças brincarem no gramado. Gostei muito, achei um ponto excepcional. Vou levar minha família novamente para ali”, afirmou.

A Prefeitura irá acompanhar a nova configuração e realizar os ajustes necessários ao longo do processo. O reordenamento do Parque Aurora integra uma estratégia mais ampla da Sedurb para organizar a atividade dos comerciantes informais no município.

“É o primeiro passo. A gente sabe que toda mudança gera desafios e dificuldades, mas vamos superando isso e deixando tudo da melhor maneira, principalmente para a população, mas também atendendo aos anseios dos comerciantes”, afirmou Padilha.

Segundo a Sedurb, o próximo passo será o reordenamento dos comerciantes instalados na orla do Janga.

Fotos: Flávio Alves/SEI
Foto de drone: Thales Martins/SECOM

Categorias

Compartilhe:

Paulista fortalece participação em Fórum Estadual da Política da Pessoa Idosa

Sala do Empreendedor promove palestra sobre Reforma Tributária e orienta empreendedores do Paulista para mudanças de 2027

Audiência pública reforça participação popular na construção orçamentária para 2027 em Paulista

Paulista realiza ação integrada de saúde e assistência social em terreiro de matriz africana

CREAS Praias promove palestra sobre prevenção ao suicídio para usuários da USF Pau Amarelo

Em Paulista, mutirão de citologia amplia acesso ao exame preventivo e fortalece cuidado com a saúde da mulher

1º Encontrão do EducaLibras leva aula prática de Libras ao Parque Aurora e fortalece inclusão em Paulista

Em Paulista, ação no CAPS AD fortalece autoestima e autocuidado entre usuárias

Paulista realiza Mutirão de Odontologia em horário estendido em três unidades de saúde