Ir para o conteúdo

Prefeitura do Paulista realiza ação de conscientização contra o trabalho infantil no Centro da cidade

Por Fiamma Lira

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Casa Herbert de Souza, promoveu nesta sexta-feira (12) uma ação de panfletagem nas ruas do Centro da cidade. A iniciativa teve como objetivo conscientizar comerciantes e a população sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a importância da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo o Superintendente da Proteção Social Especial, Pablo César, o ato integra um conjunto de atividades de forma intersetorial com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA), além do Ministério Público, do Conselho Tutelar e da sociedade civil organizada.

Ao longo do mês de junho, a gestão municipal promoverá palestras educativas, fóruns, jornadas e outras atividades em escolas e unidades de saúde do município. As ações têm como foco reforçar a importância do brincar, do acesso à educação, do convívio familiar e comunitário e do desenvolvimento saudável das crianças.

Conscientização da Sociedade

Para o coordenador-geral da Casa Herbert de Souza, Carlos Lins, o combate ao trabalho infantil exige o envolvimento de toda a sociedade.

“O trabalho infantil é um crime que machuca e ofende a infância, pois retira o direito de ser e de viver como criança. O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade local e a sociedade para que não normalizem essa prática”, afirmou.

A coordenadora do Serviço de Convivência, Danielle Luz, ressaltou a importância da mobilização para conscientizar a população sobre a gravidade do problema.

“A ação reafirma o combate ao trabalho infantil, que é uma responsabilidade de todos. Esse é um grande passo para orientar e conscientizar sobre essa prática, que é proibida pela legislação brasileira”, ressaltou.

O Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, e oficializada no Brasil por meio da Lei nº 11.542/2007.

Fotos: João Gonçalves/SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista articula workshop de comunicação e acessibilidade para fortalecer atendimento às pessoas com deficiência

Aulão reúne participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Paulista no Ecoparque das Paineiras

Dia D – PROPAZ nas Escolas promove cultura de paz na Rede Municipal do Paulista

Ciranda Pedagógica representa Paulista em encontro regional promovido pela Bem Comum

Paulista fortalece rede de proteção e leva combate à violência contra a mulher ao CRAS I

Conselho Municipal de Educação do Paulista aprova Protocolo Antirracista

Paulista inicia nova etapa de plantio na horta da cozinha comunitária Josué de Castro

Olimpíada do Estudante transforma aprendizado em diversão e movimento em Paulista

Prefeitura do Paulista inicia monitoramento para acompanhar avanço da erosão costeira