Prefeitura do Paulista participa de fórum sobre políticas públicas para pessoas com deficiência

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, participou nesta quarta-feira (25), do Fórum de Gestores da Política da Pessoa com Deficiência, realizado na Faculdade de Olinda (FACHO). O evento reuniu representantes de diversos municípios e autoridades da área para debater avanços, desafios e estratégias voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Entre as autoridades presentes estiveram a secretária Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo; o secretário executivo da Política da Pessoa com Deficiência, Marcos Gervásio; e o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, José Diniz.

Na ocasião, representando o município do Paulista, o superintendente de Direitos Humanos do Paulista, Kleber Pyrrho, destacou a relevância de integrar diferentes políticas públicas para fortalecer o atendimento à população. “É fundamental que os profissionais compreendam que a garantia de direitos perpassa todas as áreas da gestão. Quando trabalhamos de forma articulada e intersetorial, conseguimos oferecer um atendimento mais humanizado, inclusivo e eficiente, respeitando a diversidade e as necessidades de cada cidadão”, afirmou Kleber.

Durante o fórum, foram discutidos temas fundamentais relacionados à inclusão e à garantia de direitos. Um dos principais pontos abordados foi a legislação vigente, com destaque para a regulamentação da Lei de Acessibilidade, o conceito de desenho universal e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), considerada um marco legal na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no país.

Outro tema em evidência foi o fortalecimento do controle social, com incentivo à participação da sociedade civil na formulação, no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas voltadas a esse público. O encontro também proporcionou troca de experiências entre gestores e especialistas, contribuindo para o alinhamento de ações e estratégias que ampliem a acessibilidade e a inclusão em diferentes áreas.

A participação da Prefeitura do Paulista no fórum reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas mais inclusivas, voltadas à promoção da dignidade, da equidade e da igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.

 

Categorias

Compartilhe:

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias

Paulista recebe programação do Qualifica PE com cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo