Prefeitura do Paulista lança edital do concurso “Minha Rua é Mais Junina”

Por Geraldo Moreira

 

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lança nesta quinta-feira (30 de abril), o edital do concurso “São João de Comunidade – Minha Rua é Mais Junina”, que irá premiar as ruas mais bem decoradas do município durante o período junino. O edital completo está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura do Paulista (www.paulista.pe.gov.br) e também por meio do link: http://bit.ly/4d1KgHp.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o embelezamento da cidade, fortalecer as tradições culturais nordestinas e promover o engajamento comunitário por meio do trabalho coletivo entre os moradores. A proposta é reconhecer as ruas que apresentarem cenários juninos criativos, tradicionais e bem organizados.

Podem participar ruas de qualquer logradouro do município, sem custo de inscrição, por meio de comissão de moradores. Para concorrer, será necessário formar uma comissão com cinco representantes, maiores de 18 anos, escolhidos pelos moradores e formalizados por meio de ata.

As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de abril e 30 de maio de 2026 e poderão ser realizadas de forma presencial, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada no Clube Municipal Geraldo Pinho Alves, no Centro, ou por meio do e-mail sjpaulista2026@gmail.com disponibilizado pela organização. Entre os documentos exigidos estão a ata de representatividade e cópias de RG e CPF dos representantes.

A avaliação ficará a cargo de uma comissão julgadora composta por três membros. Serão atribuídas notas de 5 a 10 para os seguintes critérios: criatividade e originalidade, considerando o uso de materiais recicláveis e inovação nos cenários; temática junina e tradição, com uso de elementos alusivos aos festejos como bandeirinhas, balões, fogueiras, espigas de milho, chita e palha; engajamento comunitário, com participação efetiva dos moradores na confecção da ornamentação; e harmonia e beleza visual, avaliando a estética e o conjunto da decoração.

As visitas técnicas às ruas inscritas ocorrerão entre os dias 1º e 15 de junho, período em que os espaços já deverão estar completamente decorados. O resultado final será divulgado no dia 21 de junho, no site oficial da Prefeitura do Paulista (paulista.pe.gov.br).

A decoração deve respeitar a livre circulação de veículos e pedestres, não podendo obstruir o trânsito ou acessos de emergência sem autorização prévia dos órgãos competentes. A inscrição no certame implica a aceitação integral dos termos do regulamento. Os dados pessoais coletados neste concurso serão tratados pela Secretaria de Cultura e Turismo exclusivamente para as finalidades de identificação, conferência de requisitos e premiação, em conformidade com a Lei nº 13.709/2018 (LGPD).

Ao todo, quatro ruas serão premiadas, sendo uma vencedora por cada Região Político-Administrativa (RPA) do município:

• RPA I: Centro, Bairro do Nobre, Vila Torres Galvão, Cidade Tabajara e Jardim Velho;
• RPA II: Arthur Lundgren I, Arthur Lundgren II, Jardim Paulista, Mirueira e Paratibe;
• RPA III: Maranguape I, Maranguape II, Jardim Maranguape, Fragoso, Engenho Maranguape e Jaguarana;
• RPA IV: Janga, Pau Amarelo, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora da Conceição, Maria Farinha, Enseadinha, Parque do Janga e Poty.

A rua vencedora de cada RPA receberá como premiação o “Combo Cultural Junino”, composto por uma atração artística e estrutura de palco, som e iluminação adequada à realidade técnica e logística da rua vencedora.

 

Foto: Juan Marvin / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista informa reajuste de 5,4% para professores aposentados e pensionistas

Prefeitura do Paulista lança edital do concurso “Minha Rua é Mais Junina”

Paulista implanta iluminação em LED na Estrada do Frio e interdita trecho para execução dos serviços

Saúde do Paulista promove vacinação contra gripe em idosos de Instituições de Longa Permanência

Prefeitura do Paulista encerra Abril Azul com mutirão de serviços e ações de inclusão em Maranguape I

Prefeitura do Paulista entrega certificados das primeiras turmas do curso gratuito de trancista

2ª Copa Paulista de Karatê reúne 276 atletas e destaca equipes em Paratibe

Paulista estrutura Núcleo de Inovação com foco no desenvolvimento econômico

Prefeitura do Paulista integra encontro nacional com gestores de 60 municípios para discutir avanços na educação