Prefeitura do Paulista inicia nova turma de curso de trancista em Maranguape II

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, iniciou nesta segunda-feira (11) uma nova turma do curso de trancista no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) IV, localizado em Maranguape II. A capacitação acontece nos dias 11, 12 e 14 de maio.

O curso oferece ensino de técnicas para aplicação de tranças e também orientações sobre empreendedorismo, preparando as alunas para o mercado de trabalho.

Segundo a instrutora Raquel Vasconcelos, o curso foi desenhado para transformar o talento em um negócio sustentável. “Já formamos cinco turmas e estamos na sexta. Nosso foco não é apenas a formação técnica, mas o resgate histórico das tranças e o preparo para o mercado”, explica.

A professora destaca ainda que as alunas recebem orientações sobre gestão. “Trabalhamos a mentalidade de negócio, gestão financeira, precificação e como estruturar o serviço para que ele se consolide e seja sustentável”, pontuou.

Para Joana Laís, de 35 anos, mãe atípica, o curso de trancista representa uma nova possibilidade de geração de renda com flexibilidade para conciliar a rotina de cuidados com o filho. “Eu buscava algo novo que se encaixasse no meu dia a dia, pois sou mãe atípica. Minha rotina com meu filho exige essa flexibilidade. Minha intenção é aprender para me desenvolver e construir uma renda que ajude dentro de casa”, afirmou Joana.

Ela também destacou a expectativa após a conclusão da capacitação. “O foco agora é colocar em prática o que aprender aqui e vencer o medo inicial para começar a trabalhar”, completou.

Ao final do curso, as participantes recebem certificados de conclusão, permitindo que atuem de forma autônoma ou em salões de beleza, fortalecendo o empreendedorismo em Paulista.

 

Foto: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista encerra Semana Municipal do Meio Ambiente 2026 com ampla programação de educação ambiental

Procon Paulista intensifica fiscalização no comércio para o Dia dos Namorados

Paulista investe em infraestrutura educacional com construção de quatro creches e reforma da Escola Paulo Freire

Capacitação fortalece comerciantes da orla e impulsiona turismo no Paulista

Paulista promove ação de saúde com mamografias e atendimentos para moradores do Fragoso

Operação Inverno avança com limpeza de canais e galerias para prevenir alagamentos em Paulista

Semana do Meio Ambiente do Paulista segue a todo vapor no Centro Administrativo do município

Esporte e aprendizado marcam visita de estudantes do Paulista ao Centro Esportivo Santos Dumont

Feira da Saúde realiza mais de 5 mil atendimentos e amplia acesso da população a especialistas em Paulista