Prefeitura do Paulista entrega certificados das primeiras turmas do curso gratuito de trancista

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, realizou nesta quarta-feira (29), a entrega oficial dos certificados para as alunas do curso de Trancista Profissional promovido de forma gratuita nos CRAS I, em Paratibe, e no CRAS II, em Jardim Paulista.

A iniciativa será ampliada para os demais CRAS do município do Paulista, totalizando seis turmas. As duas primeiras turmas somaram 20 alunas, com 10 participantes em cada. O curso consiste em três aulas com conteúdos teóricos e práticos.

De acordo com a Superintendente da proteção básica, Wellycândida Rodrigues, o curso não se limitou a ensinar técnicas de trançado. Ele foi um espaço de valorização da identidade e da beleza real.

“Esse curso de trancista tem por objetivo criar autonomia, estimular a beleza, a criatividade e o sentimento de autoestima, de pertencimento. Mais além disso, a ideia também é possibilitar geração de renda e despertar nelas o desejo de ir em busca de outros conhecimentos”, explicou.

A superintendente ainda reforçou que o curso terá continuidade nas outras quatro unidades do CRAS do município e deixou claro que todos os interessados, independentemente da idade, podem participar.

“O curso está aberto para todo mundo, todos podem participar. Aqui no Paulista, temos uma particularidade especial, nos nossos CRAS, existe uma participação muito ativa dos idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esse serviço atende um público muito expressivo de terceira idade, e é por isso que vemos pessoas de 40, 60, até 70 anos, participando com o mesmo entusiasmo que os jovens de 15”, destacou.

Maria Júlia e Maria Eduarda, ambas de 15 anos de idade, contaram que enxergaram no curso uma possibilidade de encaminhar o futuro com uma profissão. “Eu gostei muito do curso porque eu acho que através dele tenho certeza que novas portas irão se abrir pra mim, só basta investir nisso”, disse Maria Eduarda.

“Eu pretendo exercer a profissão de trancista, acho que eu ainda tenho muito o que aprender e agora eu vou aprender na prática, porque eu já peguei o jeito de fazer e o curso foi maravilhoso”, pontuou Maria Júlia.

Para a cuidadora Edilene Freitas, de 41 anos, o curso permite a ela a chance de ampliar sua atuação no mercado de trabalho com a oportunidade de uma nova profissão.

“Esses três dias de curso de trança nagô foram uma experiência surreal. Além de ser um novo aprendizado, sinto que essa formação me ajuda a crescer no mercado e fortalecer o empoderamento feminino. Pretendo, sim, exercer a profissão. Enxergo essa nova etapa como uma rica oportunidade para o meu futuro”, afirmou.

A iniciativa é gratuita e reafirma o compromisso da Prefeitura do Paulista com a geração de renda e o empreendedorismo feminino.

Fotos; Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista entrega certificados das primeiras turmas do curso gratuito de trancista

2ª Copa Paulista de Karatê reúne 276 atletas e destaca equipes em Paratibe

Paulista estrutura Núcleo de Inovação com foco no desenvolvimento econômico

Prefeitura do Paulista integra encontro nacional com gestores de 60 municípios para discutir avanços na educação

Confira o que abre e fecha no feriado de 1º de maio em Paulista

Paulista atinge recorde de 50 ninhos de tartarugas e mais de 2.400 filhotes na temporada

Escola Municipal Marcílio Dias inaugura “geladoteca” e estimula leitura em Pau Amarelo

SEEPA convoca novos professores para reforçar rede municipal do Paulista

Tradicional Caminhada de São Jorge movimentou as ruas de Maranguape I no domingo (26)