Prefeitura do Paulista divulga projeto pioneiro de capacitação de PCDs em casos de emergência

Por Luan Amaral

Por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, e da Diretoria da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Paulista, em reunião realizada na Sala dos Conselhos no Centro Administrativo nesta quinta-feira (5), oficializou o município como o primeiro de Pernambuco a realizar o Programa NUPDEC (Núcleos de Proteção e Defesa Civil) voltado exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD).

Pela primeira vez na história o Estado de Pernambuco vai receber um plano de contenção e capacitação de PCD para casos de emergência e calamidade, como deslizamentos e outros tipos de desastres. O encontro será realizado nos dias 19 e 20 de março, na Vila dos Deficientes, no bairro de Arthur Lundgren II.

A ideia é individualizar o atendimento do público PCD mediante as suas especificidades em circunstâncias de emergência e criar rotas de fugas para cada um deles. Nesta vila, a Defesa Civil já realizou um mapeamento para identificar quais são os tipos de deficiência para fazer a capacitação de forma individualizada.

A reunião contou com a presença do superintendente administrativo da Defesa Civil, Jeremias Pestana; da diretora da Pessoa com Deficiência, Maria Eduarda Lucena; e também contou com o movimento Juntos pela Inclusão e o Grupo Mães Atípicas.

“O projeto pioneiro no Estado de Pernambuco visa incluir e enxergar aqueles que outroras não eram enxergados, então através da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil foi desenvolvido um NUPDEC para pessoa com deficiência e vamos realizar um trabalho de capacitação com os responsáveis pelas pessoas PCDs juntamente com eles”, explicou.

Uma das lideranças do movimento Juntos pela Inclusão, Cristiane Oliveira, ressaltou a importância da realização do projeto: “Estou muito feliz em fazer a escuta desse projeto voltado para pensar na pessoa com deficiência na perspectiva da Defesa Civil. Isso vai causar um impacto muito grande na nossa comunidade”, pontuou.

Já Maria Eduarda Lucena, ressaltou a importância de trazer inclusão e acessibilidade para a discussão de casos como esse e celebrou a iniciativa. “Precisamos desses projetos e de pessoas dispostas, com garra, para abrir portas e gerar oportunidades de enfrentamento contra o capacitismo. É um marco para as pessoas com deficiência, eu enquanto diretora da Pessoa com Deficiência, sendo uma pessoa com deficiência e usuária de cadeira de rodas me sinto contemplada”, completou a diretora.

Fotos: Chico Peixoto/SEI

Categorias

Compartilhe:

Seletiva define atletas para as seleções sub-21 de vôlei do Paulista

Saúde do Paulista promove aulões contra o sedentarismo durante o Abril Verde

Secretaria de Saúde do Paulista realiza ação de multivacinação em escolas e creches a partir desta terça (14)

Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Paulista abre inscrições para eleições do biênio 2026-2028

Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco conquista bronze inédito no Campeonato Regional Nordeste

Programa Avança Beleza Paulista oferece capacitação gratuita para profissionais do setor de estética

Paulista capacita motoristas da saúde e reforça segurança e humanização no transporte de pacientes

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista