Ir para o conteúdo

Prefeitura do Paulista aplica mais de 2 mil doses em novo sábado de vacinação antirrábica

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (16) mais uma etapa da ação de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos.

A iniciativa aconteceu das 9h às 14h e buscou atender principalmente os tutores que trabalham durante a semana. Para garantir que o serviço chegasse perto da casa dos moradores, a gestão municipal descentralizou o atendimento, mobilizando equipes em 12 pontos estratégicos do município.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Silvia Vasco, explicou que a ação é uma iniciativa própria do município para descentralizar o acesso que já ocorre rotineiramente.

“É uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Paulista para que a gente consiga atender aqueles tutores que não conseguem, durante a semana, levar os seus animais nos nossos pontos fixos, que são o Centro de Triagem, em Paratibe, e o Centro Administrativo, em Maranguape. Então, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal e atender os tutores num dia de sábado”, destacou a superintendente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicadas 2.040 vacinas antirrábicas somente neste sábado, sendo 1.431 em cachorros e 609 em gatos. Os números superaram os da última ação, que contou com 1.572 pets vacinados, sendo 1.109 cachorros e 463 gatos.

A facilidade de encontrar um ponto de vacinação perto de casa e em um dia alternativo foi muito elogiada pelos moradores. Na Associação dos Moradores de Maranguape II, a dona de casa Antônia Lima, de 33 anos, aproveitou a oportunidade para garantir a imunização dos seus dois animais de estimação.

“É bom porque oferece mais proteção. Além de ser gratuito, você não precisa arcar com esse custo, e os animais ficam protegidos contra uma doença que é fatal. É uma iniciativa muito importante que a prefeitura está disponibilizando gratuitamente, mas muitas pessoas ainda deixam de aproveitar a oportunidade”, alertou Antônia.

Quem também fez questão de manter o compromisso com a saúde do seu cachorro foi a munícipe Karina D’Carla, de 41 anos. Ela levou seu pet de nome Chewbacca para receber a dose anual e elogiou a divulgação e a escolha da data.

“Para mim é superconveniente, porque eu trabalho a semana toda e o ponto fica perto da minha casa. Vi nas redes sociais a programação da prefeitura em vários bairros e achei muito bacana. Para quem não tem condições de pagar uma vacinação particular, que a gente sabe que é mais cara, é uma iniciativa maravilhosa. Além de prevenir a doença, facilita muito pela localização e pelo dia escolhido”, afirmou Karina.

A vacinação antirrábica segue disponível durante a semana no Centro de Triagem Animal, em Paratibe, e no Centro Administrativo, em Maranguape.

Foto: Chico Peixoto /SEI

Categorias

Compartilhe:

Projeto Altos Papos, da Prefeitura do Paulista, leva teatro educativo para Semana Municipal do Trânsito em Igarassu

“Meu Amigo Especial”: literatura inspira estudantes do Paulista a refletir sobre inclusão

Prefeitura do Paulista entrega novo pátio coberto da feira livre de Jardim Paulista Baixo

Paulista promove Dia D de Vacinação para atualizar caderneta de crianças e adolescentes, no sábado (22)

CRAS Itinerante leva serviços da Prefeitura para moradores do Jaguaribe

Educação Infantil: Paulista realiza formação continuada sobre literatura e tradição oral para profissionais do Grupo 4

Paulista articula parceria com a FECOMÉRCIO para ampliar qualificação profissional e estimular empreendedorismo

Paulista promove ação do Agosto Dourado com acolhimento e atividades para gestantes

Paulista inicia revitalização da Praça da Bíblia, no Engenho Maranguape