Ir para o conteúdo

Polo Afro do Carnaval 2025 celebra diversidade cultural no bairro de Paratibe, em Paulista

Nesta terça-feira (4), o bairro de Paratibe foi palco de celebração da cultura afro-indígena com a estreia do Polo Afro do Carnaval 2025. A iniciativa inédita da Prefeitura do Paulista trouxe um repertório diverso de ritmos e tradições, reunindo artistas como Zeca do Rolete, Afoxé Filhos de Xangô, Gabi do Carmo e Anderson Ferrer. A festa animou o público das 14h às 21h.

Em um dos momentos mais marcantes da programação, o Bloco O Morto Carregando o Vivo saiu em cortejo pelas ruas de Paratibe, reverenciando a espiritualidade afro-indígena. A concentração ocorreu em frente ao Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabi, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, fortalecendo a conexão do evento com as raízes ancestrais da região.

O bloco, que há 45 anos desfila na comunidade, tem uma história de tradição e resistência. Um dos responsáveis, Pai Júnior, destacou a importância desse legado. “O bloco foi fundado pelo meu pai e por um mais velho aqui da casa. O boneco é um calunga tradicional da área, mas, hoje em dia, já não se vê ele com tanta frequência nas ruas”, afirmou.

Categorias

Compartilhe:

Há 25 anos, Paulista recebia os restos mortais do padre João Ribeiro, herói da Revolução de 1817

Comunicado Oficial

SEEPA promove formação imersiva no Recife Antigo para valorizar educadores

Av. Costa Azul, em Pau Amarelo, começa a receber novo asfalto

Paulista recebe atendimento técnico do Estado para qualificar a assistência social

Paulista encerra programação do Mês das Crianças com atividades de lazer e cidadania

Com requalificação de cineteatro, Paulista se prepara para resgatar tradição cultural de mais de 80 anos

Paulista promove ação do Outubro Rosa com serviços de saúde e bem-estar em Arthur Lundgren II

Paulista mantém cronograma de mamografias itinerantes durante o mês de novembro