A Prefeitura do Paulista realizou, na quinta-feira (1º), uma reunião de alinhamento para os ajustes da programação do Mês da Pessoa Idosa, que contará com uma série de atividades voltadas à valorização, à convivência e à garantia de direitos da pessoa idosa no município. Na ocasião, foram discutidas e organizadas as ações que serão desenvolvidas ao longo do mês, com o objetivo de promover momentos de informação, integração, lazer e conscientização sobre a valorização da população idosa.
No encontro estiveram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, da Secretaria dos Conselhos Municipais, integrantes da sociedade civil e os superintendentes das áreas de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
De acordo com Jeieli Santos, secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, a reunião e o alinhamento das propostas da programação desejam reafirmar que a pessoa idosa precisa ser respeitada, valorizada e que tenha seus direitos garantidos com dignidade, cuidado, inclusão e oportunidades para viver plenamente todas as fases da vida. “Na assistência social reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas que promovam proteção, autonomia, convivência familiar e comunitária, com qualidade de vida para a pessoa idosa”, afirmou.
Abrindo as atividades previstas para o Mês da Pessoa Idosa, acontece nos dias 8 e 9 de outubro, a Feira do Artesão 60+, reunindo os artesãos da cidade no Centro de Paulista, na Praça Agamenon Magalhães. Para Joel Ferreira, diretor da Pessoa Idosa do município, a Feira do Artesão 60+ é importante para valorizar os idosos e conceder uma oportunidade ao público idoso. “É uma ocasião que permite que o público idoso saia de casa em busca de uma oportunidade de mostrar os seus trabalhos e uma forma de renda”, destacou.
Nos dias 15 e 16 de outubro acontecerão os Jogos dos Idosos, no Clube Municipal do Nobre. Segundo João Paulo, Superintendente de Proteção Básica, o evento é um marco das atividades voltadas ao público idoso de Paulista, que promove grande expectativa entre as equipes organizadoras e os idosos. “No primeiro dia, teremos a abertura, das 14h às 17h e no segundo dia, teremos o encerramento e uma programação de jogos das 8h às 17h”, completou.
Também haverá ações nos equipamentos da rede socioassistencial, incluindo os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além de atividades voltadas à discussão sobre o Mês da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa Idosa.
A programação também contará com um Seminário do Idoso, que será realizado na faculdade FASUP, no Janga, das 14h às 17h, e deverá reunir profissionais, representantes do poder público, sociedade civil e a própria população idosa para discutir temas relacionados aos direitos, à proteção e à participação social desse público.
Para Aldo Araújo, secretário dos Conselhos Municipais, o Mês da Pessoa Idosa é um momento de celebração e que permite que os idosos lembrem que possuem direitos. “Sabemos que o idoso tem muitos direitos violados, em todos os âmbitos, principalmente dentro de casa. Além disso, precisamos conscientizar os familiares para que concedam mais atenção e cuidado para os idosos”, reiterou.
Na pauta da reunião, foi defendido que a articulação entre diferentes setores da gestão e a sociedade civil é considerada fundamental para a construção de uma programação que contemple as diferentes necessidades da população idosa e fortaleça as políticas públicas destinadas a esse segmento.
Dessa forma, Maria José, representante da sociedade civil e componente do grupo “As Poderosas do Janga”, afirma que o alinhamento sobre a programação do Mês da Pessoa Idosa permite a valorização deste público e demonstra a preocupação da gestão municipal com o bem-estar da pessoa idosa. “Quando vejo a preocupação de construir essa programação, sinto que nós, idosos, estamos sendo vistos e considerados. E isso nos fortalece, porque mostra que a nossa classe tem importância e que estamos sendo incluídos nas ações do município”, concluiu.
As atividades serão realizadas ao longo do mês de outubro em diferentes espaços do município, aproximando a programação dos usuários da rede de assistência social e ampliando a participação da população.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura do Paulista com o fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa e com a construção de uma rede de proteção cada vez mais integrada e participativa.
Fotos: Wagner Santos






