Ir para o conteúdo

Paulista registra nascimento do primeiro ninho de tartarugas marinhas da temporada 2025/2026

 

 

Por Cátia Oliveira e Cecília Souza

A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), identificou, na manhã desta quarta-feira (28), o nascimento de 32 filhotes de tartarugas marinhas na Praia de Enseadinha, no Janga. As tartaruguinhas pertencem ao primeiro ninho da temporada 2025/2026 e são da espécie tartaruga-de-pente.

 

Os ninhos vêm sendo acompanhados pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da secretaria municipal. De acordo com a coordenadora do NSU/SEMMA, Jocelane Cavalcanti, o ninho monitorado completava 55 dias de incubação. “As tartaruguinhas já estavam na superfície, prontas para sair. Atualmente, temos 11 ninhos em Enseadinha e dois na praia de Maria Farinha”, explicou.

 

No Brasil, a Prefeitura do Paulista é a primeira a receber autorização do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO), concedida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para realizar o monitoramento de tartarugas marinhas diretamente nas praias. O ICMBio é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação Federais, atuando na preservação da biodiversidade e no uso sustentável dos recursos naturais.

 

Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, cinco são encontradas no Brasil, sendo quatro registradas no município do Paulista. A população pode contribuir com a identificação de ninhos e com a proteção desses animais que passam por risco de extinção.

 

Ao avistar uma tartaruga marinha em processo de desova ou filhotes recém-nascidos, a orientação é não tocar nos animais e manter distância. Também é importante evitar o uso de flash para fotografias e entrar em contato imediatamente com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), pelo WhatsApp (81) 99836-9947, para que a equipe realize o monitoramento e garanta a segurança dos filhotes.

 

Fotos: SEMMA 

Categorias

Compartilhe:

SEMMA na Escola leva educação ambiental a estudantes de Arthur Lundgren II no Dia da Árvore

Paulista promove ação do Setembro Amarelo com serviços de saúde e acolhimento na USF Ana Lúcia do Nascimento

Em Paulista, CAPS AD promove ação de autocuidado e valorização da vida em alusão ao Setembro Amarelo

Paulista fortalece formação de Agentes de Leitura para impulsionar alfabetização e preparação para o SAEPE

Educação: Paulista promove formação continuada para professores do 1º e 2º anos da rede municipal

Paulista amplia formação de professores do 5º ano com foco em leitura, escrita e matemática

Recapeamento da Avenida Manepá avança com aplicação de asfalto em Paulista

Paulista convoca população para Audiência Pública da LOA 2027 no dia 25 de setembro

Capacitação da PNAB Ciclo 2 chega à comunidade do Tururu, no Janga