Ir para o conteúdo

Paulista realiza primeira Formação Continuada de 2026 para profissionais das bibliotecas escolares

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), promoveu nesta quinta-feira (19) a I Formação Continuada de 2026 voltada aos profissionais das bibliotecas escolares da rede municipal. O encontro, realizado no auditório da SEEPA, reuniu servidores responsáveis pelos espaços de leitura em um momento de troca de experiências, reflexão e planejamento.

Com o tema “Mediação de Leitura: Práticas, Desafios e Possibilidades”, a atividade marcou o início de um ciclo de nove encontros previstos para este ano. A programação inclui ainda três formações específicas ofertadas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), com abordagens sobre ferramentas como Canva, edição de vídeo e inteligência artificial. A iniciativa foi promovida pela Coordenação de Bibliotecas Escolares, vinculada à Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem.

A programação começou com um momento de acolhimento, incluindo a dinâmica “Cápsula do Tempo”, na qual os participantes registraram metas, expectativas e sentimentos em relação ao ano de 2026, tanto no âmbito profissional quanto no fortalecimento dos espaços de leitura. O material será revisitado no último encontro do ciclo, permitindo uma avaliação dos avanços alcançados ao longo do ano.

Durante a abertura, os profissionais também participaram de uma contação de história inspirada na obra “Os Sete Novelos”, da autora Angela Shelf, reforçando a literatura como ferramenta de sensibilização, conexão e formação de leitores.

Ao longo da formação, foram debatidas estratégias para fortalecer a mediação de leitura nas escolas, com foco na criação de experiências significativas que despertem nos estudantes o interesse pelos livros e ampliem o vínculo com a leitura.

A iniciativa também destacou a importância da valorização e preservação das bibliotecas escolares, reconhecidas como espaços essenciais para o desenvolvimento educacional e cultural dos alunos. Durante o encontro, foram apresentados o regimento das bibliotecas escolares e o guia para implantação e desativação desses ambientes.

Segundo a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade, a proposta vai além do conteúdo teórico.

“Nosso objetivo é fortalecer os profissionais para que sejam verdadeiros mediadores de leitura, construindo pontes entre os estudantes e a literatura. Também queremos garantir que as bibliotecas sejam espaços acolhedores, organizados e vivos dentro das escolas”, destacou.

Como diferencial, a coordenação já articula parcerias com bibliotecas externas e museus, possibilitando formações práticas, especialmente na área de catalogação de acervos, ampliando o conhecimento técnico dos participantes.

O encontro também foi marcado por um momento de emoção com a homenagem à servidora Fernanda Santos, que se aposentou após 33 anos dedicados à educação. A trajetória da profissional foi reconhecida pelos colegas e pela equipe da Secretaria, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento das bibliotecas escolares no município.

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, grande adesão marca mais uma etapa da pré-campanha de vacinação antirrábica neste sábado (10)

Segundo aulão do Paulista+ 2026 reúne estudantes da Rede Municipal no Janga

Paulista avança com capeamento asfáltico da Rua Doutor Sebastião Amaral

Projeto Maria da Penha vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Janga

Escolas da Rede Municipal do Paulista comemoram o Dia das Crianças com atividades especiais

Paulista promove ação de educação alimentar para pessoas idosas na Cozinha Comunitária Josué de Castro

Paulista promove capacitação sobre acolhimento e proteção de crianças e adolescentes

Paulista intensifica preparação de alunos do 2º ano para avaliação do SAEPE

Paulista avança na recuperação de ruas e amplia melhorias em Jaguaribe