Ir para o conteúdo

Paulista realiza Fórum Popular para consolidar diretrizes do Plano Municipal de Cultura

A Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva, no Janga, sediou neste sábado (15) o 1º Fórum Popular de Cultura de Paulista. Promovido pela Comissão Organizadora da Sociedade Civil, o evento teve início neste sábado (15) e terá continuidade neste domingo (16), com apoio da Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Turismo e Cultura.

O 1º Fórum Popular de Cultura de Paulista foi resultado de um trabalho contínuo iniciado em julho, com a realização de 19 pré-fóruns temáticos. Os encontros serviram para debater as especificidades da cultura paulistense, levantando os pontos prioritários que vão fundamentar o Plano Municipal de Cultura, documento que estabelecerá as metas e diretrizes do setor para os próximos dez anos.

Ao apoiar a criação do Plano Municipal de Cultura do município, a gestão municipal do Paulista dá um passo importante para atender uma demanda histórica dos fazedores de cultura local.

O Plano Municipal de Cultura será dividido em seis eixos temáticos: Institucionalização e Marcos Legais; Democratização do Acesso e Equipamentos Culturais; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural; Economia Criativa e Sustentabilidade; e Cultura Digital e Direitos Artísticos.

Os eixos temáticos serão a base para o aprofundamento das discussões realizadas durante o Fórum. O passo seguinte é a criação das propostas que serão votadas na plenária final do evento, no domingo.

Nathalia de Ogun, que integra a Comissão Organizadora da Sociedade Civil responsável pelo 1º Fórum Popular de Cultura de Paulista, falou sobre a importância da criação do plano e explicou que, sem isso, os fazedores de cultura local não conseguirão ter acesso aos repasses provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

“Uma das informações a que tivemos acesso é que os municípios que não estivessem com seus ‘CPFs’ instituídos, que é o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura, não receberiam recursos a partir do próximo ciclo. Desde então começamos a dialogar entre os segmentos e chamamos a classe artística, de forma coletiva, para pensar as diretrizes desse plano. Lançamos a proposta e 57 artistas, representando os 19 segmentos culturais existentes em Paulista, decidiram se reunir para construir esse fórum.”

Para viabilizar as discussões e garantir a autonomia dos movimentos culturais, a gestão municipal atuou no suporte e na infraestrutura das atividades. O secretário de Cultura de Paulista, Íkaro Guimarães, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a população para viabilizar o plano.

“Foi a idealização da sociedade civil e dos fazedores de cultura do município a realização desse Fórum e contaram com total apoio da gestão, onde garantimos o espaço e toda a estrutura para que a gente consiga organizar todo o plano de cultura do município”, ressaltou Íkaro.

Neste domingo, as propostas dos seis eixos temáticos serão votadas na plenária final, concluindo a etapa de construção do primeiro Plano Municipal de Cultura da história do Paulista. Dessa forma, a gestão municipal reforça o seu compromisso em fortalecer os direitos culturais da população e estruturar políticas públicas permanentes para o desenvolvimento da cultura em Paulista.

Foto: Chico Peixoto / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza blitz educativa para orientar bares sobre proteção de crianças e adolescentes

Prefeitura do Paulista inicia obras de drenagem e recapeamento na Avenida Benjamim

Maria da Penha Vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Paulista

Caravana Esportiva estreia na Praia do Janga com atividades gratuitas para a população

Paulista conhece ações de inclusão e esporte paralímpico em visita técnica na Paraíba

Paulista avança com pacote de recuperação viária e inicia obras na Avenida Benjamim neste sábado (12)

V Encontro de Psicólogos e Psicólogas promove reflexão e homenagens aos profissionais que atuam no SUAS em Paulista

Escola Municipal Heinz Hering inaugura Biblioteca J. Borges e Aconchego da Leitura para ampliar acesso dos estudantes aos livros

Setembro Amarelo: SEEPA promove ação de acolhimento e reforça cuidado com a saúde mental dos servidores