Paulista promove seminário do Programa Brasil Alfabetizado com foco na ludicidade na EJA

Blog do Antonio Assis

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), realizou, na noite da última sexta-feira (12), o Seminário do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa integra as ações do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reuniu educadores populares, representantes de instituições parceiras e a equipe técnica pedagógica da EJA municipal, no auditório da SEEPA.

Com o tema “O Uso da Ludicidade no Processo de Alfabetização de Estudantes da Educação de Jovens e Adultos”, o seminário teve como subtema “Música, corpo, histórias e movimento como caminhos para aprender com sentido”. A proposta destacou a importância de práticas pedagógicas inovadoras e sensíveis às especificidades do público da EJA, valorizando metodologias que promovem uma aprendizagem mais significativa, participativa e contextualizada.

A palestra foi ministrada pelo professor e mestre em Educação, Givanilson Soares, que apresentou fundamentos teóricos aliados a experiências práticas sobre o uso da ludicidade no processo de alfabetização de jovens e adultos. Durante a exposição, o palestrante ressaltou que estratégias como música, expressão corporal, narrativas e atividades de movimento contribuem para ampliar o engajamento dos estudantes, fortalecer vínculos afetivos e potencializar a construção do conhecimento em sala de aula.

O encontro contou com a participação de educadores populares e representantes de instituições parceiras, incluindo igrejas católicas e evangélicas, associações e outros segmentos da sociedade civil, que atuam diretamente no apoio às ações do Programa Brasil Alfabetizado no município. Também esteve presente a equipe técnica pedagógica da Coordenação Municipal da EJA, fortalecendo o diálogo entre teoria, prática e gestão educacional.

Marcaram presença ainda Gilcélia Penha, gestora local do PBA e técnica pedagógica; Julia Emília, coordenadora da EJA; as técnicas pedagógicas Silene Santana, Rosineide Francisca e Fátima Nascimento; além do secretário executivo de Desenvolvimento Educacional, professor Gláucio Ramos.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Educação e Esportes do Paulista com a formação continuada dos educadores e com a adoção de metodologias inovadoras no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado. As ações contribuem diretamente para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos e para o enfrentamento do analfabetismo, promovendo mais inclusão e oportunidades educacionais no município.

Categorias

Compartilhe:

Mutirão amplia acesso à saúde ocular e deve beneficiar cerca de 600 pacientes em Paulista

Paulista realiza ação de limpeza e coleta de resíduos na vegetação de restinga, na Orla do Janga

Programa Mães na Creche certifica participantes do curso de Salgados de Forno e Fritos em Paulista

Paulista avança à semifinal da Copa AABB de Vôlei com duas vitórias no Sub-21 feminino

Prefeitura do Paulista oficializa chegada de 400 patinetes elétricos para ampliar a mobilidade urbana

Prefeitura do Paulista leva projeto Onírà com serviços de saúde e cidadania para terreiro de Jurema em Nossa Senhora do Ó

Prefeitura do Paulista inicia obra de drenagem na Rua Gentil Gomes, em Fragoso, e atende demanda histórica

Em Paulista, ampliação do mutirão do Implanon garante continuidade dos atendimentos

Paulista lança curso gratuito de Bombeiro Civil e Guarda-Vidas para capacitação de jovens