Ir para o conteúdo

Paulista promove capacitação sobre garantia de direitos para servidores da saúde

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, realizou na última quarta-feira (25) uma palestra voltada aos servidores da Saúde da UBS Maranguape I e II, denominado como território 3, com foco na ampliação do conhecimento sobre a política de garantia de direitos. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, localizado no Centro Administrativo, na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I.

A iniciativa teve como principal objetivo evidenciar a atuação formal, transversal e intersetorial das políticas públicas de garantia de direitos em toda a rede municipal, fortalecendo a compreensão dos profissionais sobre a importância desse trabalho no cotidiano dos serviços públicos. Durante a atividade, os participantes foram convidados a refletir sobre a necessidade de práticas mais inclusivas, equitativas e humanizadas no atendimento à população.

A ação também buscou sensibilizar e qualificar os profissionais da saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com um atendimento mais acolhedor, respeitoso e atento às especificidades de cada cidadão. Ao fortalecer esses princípios, o município contribui diretamente para a prevenção de violações de direitos e para a construção de um serviço público mais eficiente e comprometido com a cidadania.

Durante a palestra, o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pirrho, que atuou como palestrante, destacou o papel da gestão municipal na promoção e defesa dos direitos da população. “A Superintendência dos Direitos Humanos vem atuando na prevenção, acompanhamento e combate às violações de direitos, trabalhando para evitar que a população paulistense passe por situações de constrangimento, capacitismo, preconceito, discriminação e intolerância. Por isso, é necessário qualificar a rede municipal para melhor acolher as pessoas, respeitando as suas especificidades”, afirmou Kleber.

Outro ponto de destaque durante a palestra foi a importância do diálogo permanente entre as diferentes áreas da administração pública. A intersetorialidade foi apresentada como ferramenta essencial para a formulação e execução de políticas públicas integradas, capazes de responder de forma mais ampla e eficaz às demandas da população.

A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal de qualificar continuamente os profissionais da rede pública, com foco na prevenção de violações de direitos e na melhoria do atendimento à população. A expectativa é ampliar ações formativas como essa para outros territórios e áreas do município, fortalecendo a atuação integrada entre as políticas públicas.

Fotos: Cortesia

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista mobiliza força-tarefa para proteger famílias e subsidiar solução técnica para comunidade do Jardim dos Ipês

Paulista acelera modernização da rede municipal com reformas, climatização e novas creches

Prefeitura do Paulista articula vagas de emprego para pessoas com deficiência na rede de Farmácias Pague Menos

Prefeitura do Paulista promove Desfile Afro em celebração à identidade e à garantia de direitos

Procon Paulista e Neoenergia encerram mutirão com serviços de negociação e orientação aos consumidores

Prefeitura do Paulista leva serviços e atendimento à população da zona rural

Prefeitura do Paulista abre inscrições para a Escolinha de Beisebol nesta sexta-feira (24)

Secretaria de Educação do Paulista promove formação para alinhar ações pedagógicas do segundo semestre

Saúde do Paulista promove ação educativa em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha