Ir para o conteúdo

Paulista participa da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília

Por Wagner Santos

A Prefeitura do Paulista participou da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2025, em Brasília (DF). O evento teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e reuniu representantes de todo o país para o debate e a construção de políticas públicas voltadas à população idosa.

O município esteve representado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Diretoria da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, vinculada à Superintendência de Direitos Humanos. A participação reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas destinadas à pessoa idosa, de forma transversal e intersetorial, visando a prevenção e o enfrentamento de violências e violações de direitos, além da promoção da dignidade e valorização da maior idade.

Durante a conferência, foram discutidas propostas e diretrizes que contribuirão para o aprimoramento das ações em âmbito nacional, estadual e municipal, fortalecendo a participação social e a garantia dos direitos da pessoa idosa em suas múltiplas realidades culturais e sociais.

De acordo com o diretor da Pessoa Idosa, Joel Ferreira, o momento foi fundamental para dar visibilidade às demandas do município. “Estou participando desta etapa nacional representando o município do Paulista e trazendo todas as demandas que se referem à pessoa idosa, visto que é necessário ter um olhar especial para este público, sobretudo na garantia da dignidade, da valorização e no fortalecimento das políticas que atendem cada um em suas especificidades”, destacou.

A gestão municipal vem desenvolvendo ações que promovem o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, a exemplo do Baile da Pessoa Idosa, do Arraiá da Pessoa Idosa e da Feira do Artesão 60+, iniciativas que fortalecem a inclusão social, o respeito e a participação ativa desse público na vida comunitária.

Joel Ferreira também ressaltou o compromisso permanente com os direitos humanos. “Reafirmamos o compromisso da Diretoria da Pessoa Idosa com a formulação de ações e trabalhos de conscientização que geram impacto na sociedade, para que o respeito esteja acima de qualquer coisa”, concluiu.

Categorias

Compartilhe:

Seleção de Paulista avança às quartas de final da Copa Guga de Vôlei

Prefeitura do Paulista promove Baile dos Anos 60 para o público 60+

Prefeitura do Paulista entrega diplomas da segunda oficina do programa “Mães na Creche

Patinetes elétricos chegam à orla do Janga e ampliam opções de mobilidade em Paulista

Prefeitura do Paulista segue monitorando qualidade da água do Rio Timbó em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

Paulista transfere temporariamente serviços do CEAMP durante reforma da unidade

Saúde do Paulista dá continuidade aos atendimentos da Unidade Odontológica Móvel

Meio Ambiente do Paulista realiza roda de conversa sobre coleta seletiva e descarte irregular na Comunidade 15 de Novembro, em Arthur Lundgren I

Seleção de Paulista disputa Copa Guga em busca de destaque no voleibol pernambucano