Paulista marca presença na 6ª Conferência Nacional das Cidades, garante representação em Conselho Nacional e alcança importante marca em captação de recursos para habitação

Por Cátia Oliveira

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, passa a contar, pela primeira vez na história da cidade, com assento no Conselho Nacional das Cidades. A escolha do município, representado pelo secretário Municipal de Habitação, Vinícius Campos, se deu a partir das deliberações ocorridas, entre os dias 24 a 27 de fevereiro, na 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) que reuniu delegações de mais de 1,2 mil municípios, contando ainda com representantes do Poder Público, movimentos populares e demais segmentos da sociedade civil.

Com o objetivo de estruturar além de debater a nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), o encontro, que trouxe como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, consolidou as propostas desenvolvidas nas conferências municipais e estaduais, colaborando na elaboração de diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Para o secretário municipal, Vinícius Campos, a iniciativa foi uma oportunidade de discutir a construção de importantes políticas habitacionais em nível nacional, incluindo Paulista, assim como diversos municípios, em iniciativas voltadas ao direito à cidade.

“Mais de 500 delegados participaram pelo segmento do Poder Público Municipal com 8 tendo sido eleitos para o Conselho Nacional e Paulista estava lá, incluída nesse número e marcado presença até o final da Conferência. E é importante salientar que o encontro foi uma oportunidade ímpar de estar debatendo em alto nível com os maiores especialistas do Brasil e do mundo, assuntos relacionados a saneamento básico, a habitação, o Programa Minha Casa Minha Vida, a mobilidade urbana, regularização fundiária, enfim, todos os assuntos referentes ao direito à cidade que passam, também, pelo acesso a projetos voltados para políticas habitacionais entre outras”, ressaltou.

Ainda conforme o secretário, o município foi destaque na obtenção de repasses da União para o setor de habitação, conforme dados da Caixa Econômica Federal. “Paulista foi a cidade que mais captou recursos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Brasil, proporcionalmente, em toda a história. Alcançou essa marca por meio do envio de propostas de financiamento de empreendimentos, com o apoio da Prefeitura”, explicou.

Vinicius Campos salientou também que o município passa a integrar o Conselho Nacional das Cidades, ocupando a vaga referente à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidade a qual a cidade está vinculada e que discute políticas habitacionais em âmbito nacional, reunindo demandas de vários municípios a partir de equipes técnicas voltadas ao tema.

Durante a Conferência, os quatro dias de programação contaram com oito salas temáticas, que trataram sobre setores fundamentais do Ministério das Cidades: habitação, saneamento, periferias, mobilidade e desenvolvimento urbano. Também foram debatidos assuntos como controle social, regularização fundiária, cooperação interfederativa, sustentabilidade, clima, transformações digitais, acessibilidade tecnológica e segurança cidadã.

Fotos: Cortesia Habitação

Categorias

Compartilhe:

Paulista capacita motoristas da saúde e reforça segurança e humanização no transporte de pacientes

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias