Ir para o conteúdo

Paulista lança Orçamento Participativo e convida população para participar da construção do PPA 2026-2029

A Prefeitura do Paulista lança nesta sexta-feira (11), a campanha do Orçamento Participativo, uma iniciativa que integra a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. A proposta é oportunizar a participação da população nas decisões sobre os investimentos e metas prioritárias do município, para os próximos quatro anos. Pela primeira vez, o processo será realizado exclusivamente de forma digital, com um formulário disponível até o dia 26 de abril, acessível pelo site da Prefeitura e pelas redes sociais.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Orçamento Participativo é uma ferramenta de democracia direta que permite aos cidadãos indicarem, com base em suas realidades locais, as principais necessidades de suas comunidades.

O secretário Evilson Rêgo destacou a importância da participação popular nesse processo.

“É a partir do sentimento da sociedade que construímos um orçamento mais justo. O cidadão vivencia o dia a dia da cidade e sabe onde estão os problemas. Queremos ouvir quem sente na pele as dificuldades do posto de saúde, da escola, do transporte urbano, da mobilidade, da urbanidade, da segurança, dentre outras”, explicou.

O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário do governo municipal, que define as diretrizes e metas para os próximos quatro anos — neste caso, de 2026 a 2029. Ele orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que regulamentam a aplicação dos recursos públicos. Para o secretário, o plano é “a espinha dorsal da administração pública municipal”.

A expectativa é de que os cidadãos contribuam com sugestões que vão desde demandas por melhorias na saúde, educação e infraestrutura, até propostas voltadas para o meio ambiente, turismo e desenvolvimento urbano e econômico. “Nós vamos disponibilizar o formulário digital por diversos canais. Mas quem quiser também pode comparecer à Secretaria de Planejamento para registrar sua opinião presencialmente”, explicou Evilson Rêgo.

O Prefeito Severino Ramos reforça que a participação popular nesse processo é fundamental para tornar a gestão mais transparente, eficiente e próxima da sua realidade. “Estamos convidando todos os secretários e lideranças comunitárias a se engajarem na divulgação do processo. Quanto mais pessoas participarem, mais se consolida o senso de pertencimento e democrático da população”, completou.

O Orçamento Participativo do Paulista é, acima de tudo, um convite à cidadania ativa. É por meio dessa escuta pública que a cidade pode avançar de forma mais justa e equilibrada, com investimentos orientados pelas reais necessidades da população.

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, grande adesão marca mais uma etapa da pré-campanha de vacinação antirrábica neste sábado (10)

Segundo aulão do Paulista+ 2026 reúne estudantes da Rede Municipal no Janga

Paulista avança com capeamento asfáltico da Rua Doutor Sebastião Amaral

Projeto Maria da Penha vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Janga

Escolas da Rede Municipal do Paulista comemoram o Dia das Crianças com atividades especiais

Paulista promove ação de educação alimentar para pessoas idosas na Cozinha Comunitária Josué de Castro

Paulista promove capacitação sobre acolhimento e proteção de crianças e adolescentes

Paulista intensifica preparação de alunos do 2º ano para avaliação do SAEPE

Paulista avança na recuperação de ruas e amplia melhorias em Jaguaribe