Paulista inicia 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura do Paulista deu início, nesta quarta-feira (10), à 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizado no auditório do Centro Espírita Seara de Deus, no bairro do Janga, o encontro tem como tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa” e reúne representantes do poder público, da sociedade civil e da comunidade escolar para discutir e avaliar as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.

O primeiro dia de conferência contou com apresentações musicais realizadas por crianças e adolescentes do município, com a palestra magna que marcou a abertura da conferência e com debates estratégicos voltados à articulação da rede de proteção integral de crianças e adolescentes do município.

A palestra magna, que deu início à conferência, contou com a participação do representante do Conselho Tutelar, Petrônio Márcio, do superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, de dois estudantes representando as crianças e adolescentes do município, além do presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCAP), João Soares.

Durante sua fala, João Soares destacou a importância histórica da conferência para o planejamento das políticas públicas municipais.

“A conferência estabelece os princípios e as normas que vão conduzir as políticas públicas no município. Nosso objetivo é sair daqui com um pacto e um plano de diretrizes para o fortalecimento do SGDCA, garantindo a proteção integral e os direitos de crianças e adolescentes”, afirmou João Soares.

Representando a gestão municipal, o superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, ressaltou os avanços alcançados pelo município na área da infância e adolescência e o compromisso da administração com a efetivação dos direitos desse público.

“A gestão municipal vem sendo um marco com ações concretas, como o programa ‘Criança Feliz’, o fortalecimento do ‘Família Acolhedora’ e a atuação da Diretoria da Criança e do Adolescente. Trabalhamos em alinhamento com o controle social para combater violações e garantir dignidade, cidadania e desenvolvimento social”, pontuou Kléber Pyrrho.

A conferência prossegue nesta quinta-feira (11), das 8h às 17h, com a realização dos grupos de trabalho organizados por eixos temáticos. Ao final dos debates, os participantes irão deliberar sobre as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual e eleger os delegados que representarão o município na próxima fase da conferência.

Fotos: Juan Marvin/SEI

Categorias

Compartilhe:

Estudantes do EducaLibras apresentam II Mostra de Conhecimentos no Clube Municipal do Paulista

Arraial da Pessoa Idosa reúne centenas de participantes e encerra ações do Junho Violeta no Paulista

Paulista adere à Prova Nacional Docente e inscrições seguem até 3 de julho

Prefeitura do Paulista fortalece mobilização da sociedade civil para elaboração do Plano Municipal de Cultura

Prefeitura do Paulista certifica artesãos 60+ e empreendedores do litoral após capacitações em parceria com o Sebrae

Paulista encerra temporada 2025/2026 com recorde de 4.548 filhotes de tartarugas marinhas

Educação em transformação: Paulista amplia rede de ensino com novas creches e requalificação da Escola Paulo Freire

Paulista inicia mutirão para inserção gratuita do Implanon nesta quarta-feira (1º)

Prefeitura do Paulista premia empreendedoras vencedoras dos concursos juninos e reforça incentivo ao comércio local