Paulista inaugura Centro de Referência em Saúde para a População LGBTQIA+

A cidade do Paulista deu um importante passo em direção à promoção da igualdade e inclusão, com a inauguração, na sexta-feira (20/12), do Centro de Referência em Atendimento à População LGBTQIA+. O espaço, localizado na Prontoclínica Torres Galvão, próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no centro da cidade, oferece atendimentos gratuitos e multidisciplinares que visam atender demandas específicas dessa comunidade. O evento contou com a presença do prefeito Yves Ribeiro e da secretária de Saúde, Kassia Moura.

O Centro é um marco para a saúde pública local, combinando serviços de acolhimento, suporte jurídico e cuidados especializados em saúde. Entre os serviços disponíveis, estão consultas médicas, testes rápidos, atendimento psicológico e orientações jurídicas para vítimas de LGBTfobia. Além disso, o espaço auxilia pessoas trans no processo de retificação de nome e gênero em documentos oficiais.

A psicóloga Renata Neves destacou a importância do espaço para atender questões específicas dessa população, que historicamente enfrenta rejeição, preconceito e estigmas sociais. “É um público que historicamente tem vivência de muita rejeição, estigma, preconceito, vínculos familiares fragilizados e até vínculos interpessoais. Isso são fatores que predispõem essa população a transtornos mentais comuns, como quadros depressivos e ansiosos”, afirmou Renata.

Além do cuidado em saúde, o Centro funciona como um local de suporte jurídico para vítimas de violência e discriminação. A orientação é gratuita, com o objetivo de garantir que a população LGBTQIA+ tenha acesso à justiça em situações de LGBTfobia.

O superintendente e coordenador da Saúde LGBTQIA+, Anderson Oliveira, reforçou o impacto da iniciativa como um mecanismo de combate ao preconceito institucional e social. “Para todos nós é uma grande vitória, porque a gente está trazendo o processo de igualdade. Quando pensamos em um Centro como esse, estamos pensando naquela população que é desassistida não pela falta de postos de saúde, mas pelo próprio processo da LGBTfobia, que muitas vezes afasta o acesso ao cuidado. Então o Centro vem para dar essa resposta e fornecer um processo equânime para todos”, explicou Anderson.

A criação do Centro é resultado de um esforço coletivo para oferecer um ambiente acolhedor, onde as pessoas LGBTQIA+ possam buscar ajuda sem medo de discriminação. Além dos serviços já disponíveis, o espaço busca promover o respeito à diversidade e sensibilizar a sociedade sobre a importância de políticas públicas inclusivas.

Com essa iniciativa, Paulista reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, colocando-se como referência na promoção dos direitos da população LGBTQIA+ na Região Metropolitana do Recife.

SEI:

Categorias

Compartilhe:

Cortejo Junino celebra a cultura popular e anima o Centro de Paulista

Saúde do Paulista apresenta Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2026 no plenário da Câmara

Prefeitura do Paulista realiza mutirão de limpeza em Nossa Senhora do Ó, Maria Farinha e na PE-22

Paulista reforça compromisso com a inclusão ao participar de audiência sobre empregabilidade LGBTQIAPN+

Prefeitura do Paulista divulga esquema de funcionamento dos serviços municipais no feriado de São João

Ouvidoria Geral do Paulista promove capacitação sobre LGPD e reforça proteção de dados dos cidadãos

Temporada reprodutiva se aproxima do fim com nascimento de 96 filhotes em Maria Farinha

Projeto “Sacola Viajante” fortalece o hábito da leitura e aproxima famílias da Escola Pescador José Reis

Secretários escolares e coordenadores pedagógicos participam de formação sobre Sistema de Informações Educacionais em Paulista