Ir para o conteúdo

Paulista fortalece políticas de igualdade racial em reunião com secretários municipais

Representantes do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR) se reuniram, nesta quarta-feira (12), com secretários municipais para discutir políticas públicas voltadas à população negra e de combate à violência contra as mulheres.

A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, se reuniu com os membros do CMPPIR no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I, onde foram apresentados projetos voltados ao combate à violência contra as mulheres, além de iniciativas de capacitação e formação profissional com foco no empreendedorismo feminino.

“Nosso objetivo é oferecer atendimento especializado às mulheres, levando oficinas e cursos de formação para comunidades, incluindo povos tradicionais. Assim, fortalecemos o acesso à independência financeira e ao empoderamento feminino”, destacou Fabrina.

Já o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, José Ronaldo, recebeu os membros do CMPPIR, no Clube Municipal do Nobre, para tratar de iniciativas que incentivem a juventude negra ampliando o combate ao racismo e à intolerância religiosa por meio do esporte e da cultura.

Entre as propostas discutidas, destacam-se a recuperação de espaços públicos, a criação de torneios esportivos que aumentem a representatividade, o fortalecimento de esportes radicais como skate, BMX e breaking, além de eventos para valorização da cultura hip-hop. “O esporte e a cultura são ferramentas essenciais para transformar vidas e garantir equidade racial. Queremos ampliar essas oportunidades para os jovens do Paulista”, afirmou José Ronaldo.

Durante o encontro, também foi debatida a criação de um canal de denúncias contra práticas racistas, além de campanhas educativas e formações específicas para atletas sobre equidade racial e direitos da juventude negra. Ao final, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho para aprofundamento das políticas públicas voltadas à população negra.

Participaram da reunião a presidente do CMPPIR, Rhayanne Almeida (Marcha Mundial das Mulheres), os conselheiros Arlindo Luna e Francisco Assis (Movimento Manaje), além das conselheiras Edinalda Santos (Coletivo de Entidades Negras), Sulamita Santana (Cabocla Delícias) e Tatiane Pereira (Terreiro das Palmeiras). O secretário do CMPPIR, Aldo Araújo, também esteve presente.

Fotos: Cortesia

 

Categorias

Compartilhe:

Seleção de Paulista avança às quartas de final da Copa Guga de Vôlei

Prefeitura do Paulista promove Baile dos Anos 60 para o público 60+

Prefeitura do Paulista entrega diplomas da segunda oficina do programa “Mães na Creche

Patinetes elétricos chegam à orla do Janga e ampliam opções de mobilidade em Paulista

Prefeitura do Paulista segue monitorando qualidade da água do Rio Timbó em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

Paulista transfere temporariamente serviços do CEAMP durante reforma da unidade

Saúde do Paulista dá continuidade aos atendimentos da Unidade Odontológica Móvel

Meio Ambiente do Paulista realiza roda de conversa sobre coleta seletiva e descarte irregular na Comunidade 15 de Novembro, em Arthur Lundgren I

Seleção de Paulista disputa Copa Guga em busca de destaque no voleibol pernambucano