Ir para o conteúdo

Paulista fortalece participação em Fórum Estadual da Política da Pessoa Idosa

 

O município do Paulista esteve presente na XI edição do Fórum Estadual de Gestores da Política da Pessoa Idosa (FEGPPI/PE), realizada na quinta-feira (24), na Associação Conexão Social, em Lagoa de Itaenga. O encontro reuniu representantes de 18 municípios pernambucanos para discutir avanços, desafios e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas destinadas à população idosa.

Paulista foi representado pelo diretor da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Joel Ferreira; pelo presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Paulista (COMIP), Clodoaldo Luna; e pelo secretário dos Conselhos de Direitos Humanos, Aldo Araújo. A participação do município possibilitou o acesso a informações, orientações técnicas e experiências que podem contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas localmente.

Com o tema “A Política da Pessoa Idosa em Foco: Avanços, Desafios e Estratégias”, o fórum abordou questões relacionadas à garantia de direitos, ao fortalecimento dos conselhos e à estruturação dos Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FEDIPE).

Durante a programação, a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Dra. Irene Cardoso Sousa, apresentou indicadores relacionados ao envelhecimento populacional e destacou a importância da atuação dos conselhos e dos fundos de direitos para o fortalecimento das políticas voltadas à população idosa.

Outro tema discutido foi a proteção financeira e digital. O assessor jurídico do PROCON-PE, Thyago Vaz, apresentou orientações sobre prevenção de golpes, fraudes, empréstimos consignados irregulares e outras situações que podem configurar violência patrimonial contra pessoas idosas.

Para o secretário dos Conselhos de Direitos Humanos, Aldo Araújo, a troca de experiências é fundamental para o fortalecimento das políticas municipais.

“Essa troca de experiências e conhecimentos promovida pelo Governo do Estado e pelo Conselho Estadual é fundamental. O ponto alto foi a abordagem sobre os Fundos Municipais, que ainda são um entrave em muitas cidades pela falta de conhecimento sobre seus benefícios no fortalecimento das políticas públicas. Além disso, a palestra sobre o enfrentamento aos golpes e violações patrimoniais capacita nossas equipes e alerta a sociedade sobre o cuidado e a proteção das pessoas idosas”, destacou.

A participação de Paulista no fórum também fortalece a articulação do município com o Governo do Estado, conselhos de direitos e demais instituições que integram a rede de proteção à pessoa idosa. O intercâmbio de experiências contribui para a identificação de estratégias e iniciativas que podem ser incorporadas às ações municipais.

O fórum foi promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI).

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, grande adesão marca mais uma etapa da pré-campanha de vacinação antirrábica neste sábado (10)

Segundo aulão do Paulista+ 2026 reúne estudantes da Rede Municipal no Janga

Paulista avança com capeamento asfáltico da Rua Doutor Sebastião Amaral

Projeto Maria da Penha vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Janga

Escolas da Rede Municipal do Paulista comemoram o Dia das Crianças com atividades especiais

Paulista promove ação de educação alimentar para pessoas idosas na Cozinha Comunitária Josué de Castro

Paulista promove capacitação sobre acolhimento e proteção de crianças e adolescentes

Paulista intensifica preparação de alunos do 2º ano para avaliação do SAEPE

Paulista avança na recuperação de ruas e amplia melhorias em Jaguaribe