Ir para o conteúdo

Paulista conclui capacitação sobre gestão e fiscalização de contratos administrativos

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Licitações, Compras e Contratos, concluiu, nesta quinta-feira (29), uma capacitação voltada à gestão e fiscalização de contratos administrativos, direcionada a servidores municipais. A capacitação integra um convênio firmado entre a Prefeitura do Paulista, a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAP) e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado (SEPLAG), com apoio da Uninassau, que cedeu o espaço, e da Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelo coffee break.

O curso, ministrado pela superintendente jurídica da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Alessandra Jacira, teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico dos servidores que atuam diretamente nos processos de contratação pública, com foco na correta elaboração e fiscalização dos contratos.

De acordo com Alessandra Jacira, a capacitação reforça a responsabilidade dos agentes públicos que lidam com recursos financeiros do município. “O termo de referência é o coração central de uma contratação. Quando ele é bem elaborado, evitamos superfaturamento, sobrepreço e aditivos recorrentes. A capacitação une minha experiência de mais de 15 anos no setor público às dificuldades identificadas no município de Paulista, buscando saná-las com documentos claros, objetivos e bem estruturados”, destacou.

O secretário de Licitações, Compras e Contratos do Paulista, José Netto, ressaltou a importância da qualificação contínua dos servidores, especialmente diante da rotatividade de cargos nas secretarias. “É fundamental capacitar constantemente os funcionários que lidam com uma responsabilidade tão grande quanto a gestão das finanças públicas. Muitas vezes, quando o servidor começa a se aperfeiçoar na função, acaba sendo remanejado, o que exige novos treinamentos”, explicou.

Durante a formação, os participantes tiveram aulas práticas sobre a elaboração do Termo de Referência, indo além da leitura da legislação. “Não se trata apenas de teoria. Trabalhamos, na prática, cada ponto exigido pela lei para a construção de um bom termo de referência, com atividades e exemplos reais, justamente para qualificar ainda mais os gestores e fiscais de contratos”, concluiu Alessandra.

A Prefeitura do Paulista pretende dar continuidade às capacitações ao longo do ano, ampliando a qualificação dos servidores e garantindo mais agilidade, transparência e eficiência nos processos de contratação pública do município.

 

Fotos: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Atleta de Paulista conquista bronze no Pan-Americano de Karatê e garante vaga no Mundial da Polônia

SAMU Paulista realiza capacitação Stop the Bleed para profissionais e estudantes da área da saúde

Prefeitura do Paulista inicia Projeto Esporte em Ação com atividades esportivas e culturais para jovens

Paulista conquista a 2ª Copa Holanda de Vôlei na categoria sub-21

Ministério Público e Prefeitura do Paulista fortalecem rede de proteção às mulheres com palestra sobre prevenção à violência doméstica

Estudantes da EJA de Paulista participam de encontro regional e fortalecem protagonismo na defesa de direitos

Paulista goleia Goiana por 5 a 0 e avança às oitavas da 35ª Copa do Interior

Paulista intensifica ações de prevenção ao câncer de mama com cronograma de mamografias em setembro

Aula de campo em terreiro de matriz africana promove educação antirracista e respeito à diversidade em Paulista