Ir para o conteúdo

Paulista celebra 91 anos de emancipação política com três dias de programação cultural, cívica e religiosa

Por Geraldo Moreira

 

A Prefeitura do Paulista preparou uma programação especial para celebrar os 91 anos de emancipação política do município, comemorados no dia 4 de setembro. As comemorações terão início na sexta-feira (4), às 7h, com o tradicional hasteamento da bandeira, em frente à sede da Prefeitura, marcando oficialmente a abertura das festividades. A solenidade contará com a presença de autoridades municipais, representantes da sociedade civil e moradores, em um momento de celebração da história, da identidade e do orgulho de ser paulistense.

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a cidade será palco de uma série de atividades cívicas, culturais, religiosas e de lazer, distribuídas em diferentes polos e voltadas para públicos de todas as idades.

O Parque Aurora será um dos principais polos da programação, recebendo o Festival PNAB Sons de Pernambuco, apresentações artísticas, manifestações da cultura popular, atividades infantis e o Coreto Iluminado.

Na sexta-feira (4), o Palco Emisfério Sol recebe Blocos Líricos, Brincarteando, Faces Culturais, Hiago Cruz e Boi de Maria Preta. Já o Coreto Iluminado terá apresentações de The Voyagers, Kevin Marques e Ruan Gabriel.

O Espaço Lúdico contará com recreação infantil, contação de histórias e apresentações voltadas ao público infantil durante os três dias de programação.

No sábado (5), o festival continua com apresentações do Grupo Grial de Teatro, Acordes Dedilhados, Boi de Maria Preta, Rafael Inácio e Anderson Miguel.

Encerrando a programação do parque, no domingo (6), sobem ao palco Grupo Grial de Teatro, Nelson Brederode e Jonatas Onofre, enquanto o Coreto Iluminado recebe Roda de Samba da Aurora, Cordel de Aço e Rockdubão.

O Forte de Pau Amarelo será o cenário do palco Saravá Paulista, evento dedicado às manifestações culturais e religiosas de matriz africana e aos povos tradicionais.

A programação da sexta-feira começa às 5h, com café da manhã e a cerimônia Águas de Oxalá, conduzida pela Yalorixá Dione de Yemanjá e Pablo Oxaguian de Xangô, seguida da abertura do Afoxé Sabá Catemba. Ao longo do dia e da noite, o público acompanhará apresentações do Ritual dos Ogãs de Louvação, Afoxé Sabá, Flor que se Cheira e Coco Chinelo de Pau.

No sábado (5), o espaço recebe apresentações de Coco de Catemba, Mestre Guga e Ciranda Novas/Capoeira Rari Sobral.

A Praça João Pessoa, Polo Principal da festa, receberá uma programação dedicada às diferentes expressões da fé e da música.

Na sexta-feira (4), a noite será marcada por apresentações da programação católica, com Jaime Bomfim, Frei Damião Silva e Colo de Deus.

No sábado (5), o espaço será dedicado à programação evangélica, com apresentações do Grupo Somos Três, Bruno Reyner e Canção e Louvor.

Já no domingo (6), a Praça João Pessoa recebe a programação musical de encerramento das comemorações, com apresentações de Day Araújo, Ycaro Andrade, Luiza Kethly, Lari Lauany e Priscila Senna.

Confira a programação e os polos

4 de setembro | Sexta-feira

Parque Aurora

Festival PNAB Sons de Pernambuco
Palco Emisfério Sol: Blocos Líricos, Brincarteando, Faces Culturais, Hiago Cruz e Boi de Maria Preta
Palco Coreto Iluminado: The Voyagers, Kevin Marques e Ruan Gabriel
Espaço Lúdico: Recreação Tio Tony, Contação de História ALAP, Brincarteando e Marketingue Diorgenes Lima

Forte de Pau Amarelo

Saravá Paulista
05h: Café da manhã e abertura com Águas de Oxalá
18h: Ritual dos Ogãs de Louvação
19h: Cerimonialista Rebeka
19h30: Afoxé Sabá
21h: Flor que se Cheira
22h: Coco Chinelo de Pau

Praça João Pessoa | Polo Principal

Programação católica:
Jaime Bomfim
Frei Damião Silva
Colo de Deus

5 de setembro | Sábado

Parque Aurora

Festival PNAB Sons de Pernambuco
Palco Emisfério Sol: Grupo Grial de Teatro e Acordes Dedilhados
Palco Coreto Iluminado: Boi de Maria Preta, Rafael Inácio e Anderson Miguel
Espaço Lúdico: Recreação Tio Tony, Contação de História ALAP e Brincarteando

Forte de Pau Amarelo

Saravá Paulista
Coco de Catemba
Mestre Guga
Ciranda Novas/Capoeira Rari Sobral

Praça João Pessoa | Polo Principal

Programação evangélica:
Grupo Somos Três
Bruno Reyner
Canção e Louvor

6 de setembro | Domingo

Parque Aurora

Festival PNAB Sons de Pernambuco
Palco Emisfério Sol: Grupo Grial de Teatro, Nelson Brederode e Jonatas Onofre
Palco Coreto Iluminado: Roda de Samba da Aurora, Cordel de Aço e Rockdubão
Espaço Lúdico: programação infantil

Praça João Pessoa | Polo Principal

Day Araújo: 18h às 19h
Ycaro Andrade: 19h30 às 20h30
Luiza Kethly: 21h às 22h
Lari Lauany: 22h30 às 23h30
Priscila Senna: 0h às 1h30

 

Fotos: Arquivo / Divulgação

Categorias

Compartilhe:

Paulista celebra 91 anos de emancipação política com três dias de programação cultural, cívica e religiosa

Prefeitura do Paulista participa do 8º Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios

Prefeitura do Paulista cria espetáculo teatral para conscientização sobre Direitos Humanos

Paulista avança no planejamento do Projeto Praia Sem Barreiras para ampliar acessibilidade ao mar

Ciranda Pedagógica promove troca de experiências e fortalece práticas pedagógicas nas escolas

Paulista realiza XI Seminário de Psicologia na Educação e debate saúde mental no ambiente escolar

Paulista promove palestra sobre prevenção ao feminicídio durante o Agosto Lilás em parceria com o Ministério Público

Prefeitura do Paulista inicia obras de recapeamento e drenagem em Pau Amarelo, Fragoso, Engenho Maranguape e Jaguaribe

Obras de drenagem e pavimentação em Pau Amarelo avançam em ritmo acelerado