Ir para o conteúdo

Paulista atinge recorde de 50 ninhos de tartarugas e mais de 2.400 filhotes na temporada

Por Fiamma Lira

A Prefeitura do Paulista registrou novo recorde de ninhos de tartarugas marinhas. O Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), identificou a presença de 50 ninhos de tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) na temporada reprodutiva 2025-2026, o maior número já registrado no município. Na madrugada desta segunda-feira (27), foi registrada uma nova ocorrência no bairro de Maria Farinha, próximo ao Veneza Water Park.

Foram identificados 30 ninhos em Enseadinha, considerado um berçário da espécie, e 17 em Maria Farinha, sendo oito no Pontal. Além disso, há registros de dois ninhos no Janga e um na orla de Nossa Senhora da Conceição. Até o momento, foi registrada a eclosão de 30 desses ninhos, com o nascimento de 2.400 filhotes.

O trabalho de monitoramento é realizado diariamente. A partir do momento em que o ninho completa 45 dias após a desova, é necessário intensificar esse acompanhamento. A finalidade é garantir que fatores como compactação da areia e iluminação artificial não interfiram na caminhada dos filhotes até o mar. O período de incubação varia de 40 a 60 dias e, após a eclosão, os filhotes levam de dois a três dias para chegar à superfície.

A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), Jocelane Cavalcanti, destaca a importância do trabalho de monitoramento realizado pelo órgão na preservação ambiental na região. “O trabalho é importante para a conservação das espécies, especialmente considerando que a tartaruga-de-pente, predominante na região, encontra-se em perigo de extinção”, frisou.

A SEMMA orienta a população que, ao visualizar as tartarugas no deslocamento para o mar ou durante a eclosão, entre em contato com o NSU pelo WhatsApp (81) 99836-9947 ou acione a Guarda Civil Municipal, por meio do número 153. Também é fundamental manter distância dos animais e evitar o uso de luzes artificiais, que podem desorientá-los.

Foto: cortesia SEMMA

Categorias

Compartilhe:

Paulista articula parceria com a FECOMÉRCIO para ampliar qualificação profissional e estimular empreendedorismo

Paulista promove ação do Agosto Dourado com acolhimento e atividades para gestantes

Paulista inicia revitalização da Praça da Bíblia, no Engenho Maranguape

Prefeitura do Paulista divulga programação do 1º Simpósio Municipal dos Direitos Humanos, que acontece nesta quarta-feira (12)

Prefeitura do Paulista avança na análise do projeto de contenção do avanço do mar

Paulista ganha destaque em ranking da VEJA Negócios em áreas sociais e digitais

Paulista encerra Mutirão de Saúde com 1,5 mil atendimentos a pacientes regulados

Paulista realiza mentoria para gestores e vice-gestores com foco no trabalho com gêneros textuais

Oficina de construção de óculos de realidade virtual incentiva inovação na educação do Paulista