Paulista amplia atendimento veterinário gratuito para cães e gatos em Paratibe

Por Fiamma Lira

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde animal para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), realizou nesta sexta-feira (22) uma ação de atendimento veterinário gratuito no Centro de Triagem Veterinário, localizado no bairro de Paratibe. A iniciativa contou com a parceria do projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária da Uninassau.

Durante a ação, cães e gatos receberam exames clínicos, testes rápidos para detecção de leishmaniose e erliquiose, administração inicial de vermífugos, além de orientações sobre cuidados preventivos. Os tutores também receberam brindes e ração. A parceria com a instituição de ensino possibilitou ainda a doação de medicamentos e equipamentos utilizados nos atendimentos.

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da Uninassau, Daniel Alves, os atendimentos incluem triagem para aplicação de testes rápidos, com encaminhamento dos casos necessários para fluidoterapia e realização de exames clínicos complementares.

Todo o processo é conduzido com a participação dos acadêmicos, que também realizam a coleta de amostras sanguíneas para análise laboratorial. Os animais que necessitam de tratamento recebem as primeiras doses de medicamentos e, ao término do atendimento, são encaminhados para avaliação com os veterinários do Centro de Zoonoses.

O médico veterinário da SEMMA, Fabrício Vasconcelos, destacou que a ação fortalece tanto a assistência à população quanto a formação dos futuros profissionais.

“Os animais e seus tutores se beneficiam da oferta de exames gratuitos e da doação de medicamentos, enquanto os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a prática da medicina veterinária em um contexto público, contrastando com a realidade do atendimento particular”, frisou.

Além dos ganhos educacionais, Fabrício ressaltou que a iniciativa aproxima os estudantes da realidade socioeconômica dos tutores atendidos, ampliando a compreensão sobre a importância da medicina veterinária na saúde pública.

A estudante de Medicina Veterinária Mariana Vitória, de 20 anos, também enfatizou o valor da experiência para sua formação profissional.

“Esse projeto é fundamental para orientar a população. Muitas pessoas ainda associam a atuação do médico veterinário apenas ao cuidado de cães e gatos, desconhecendo que a profissão também atua na prevenção e controle de zoonoses que impactam a saúde pública”, explicou.

A ação recebeu elogios dos moradores que levaram seus animais para atendimento. O aposentado Juarez da Silva, de 67 anos, aprovou a iniciativa após levar seu animal de estimação para avaliação médica.

“Essa iniciativa é excelente, pois tanto cuida dos animais quanto dos tutores”, declarou.

Fotos: João Gonçalves/SEI.

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés