Ir para o conteúdo

Paulista amplia ações de manutenção da drenagem com limpeza de canais e Lagoa do Jacaré

Por Flávio Alves

A Prefeitura do Paulista está ampliando as ações de manutenção da rede de drenagem do município. Os trabalhos incluem a limpeza do Canal das Tintas, com aproximadamente 1,2 quilômetro de extensão, e a manutenção da Lagoa do Jacaré, em Jardim Paulista. As intervenções têm como objetivo melhorar as condições de escoamento das águas, retirar resíduos e contribuir para a prevenção de alagamentos.

No Canal das Tintas, a limpeza começou na sexta-feira (14), com o uso de uma retroescavadeira e duas caçambas no trecho localizado nas proximidades do Shopping North Way e do North Way Residence, no bairro do Nobre. Segundo o superintendente da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Renato Carlos, esse trecho do canal estava há cerca de cinco anos sem receber limpeza, em razão das condições de acesso ao local.

A entrada do maquinário foi viabilizada com a atuação conjunta das secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Urbano e da Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, em articulação com a empresa ACLF, responsável pelo empreendimento. Paralelamente à retirada mecanizada nesse trecho, as equipes seguem com o serviço de forma manual, a partir da cabeceira do canal.

“O canal estava bastante assoreado e essa limpeza é importante para melhorar a fluidez da água em direção ao Rio Paratibe. Com a mobilização das secretarias, conseguimos viabilizar a entrada do maquinário e realizar o serviço”, explicou Renato.

A limpeza manual avança pelo percurso do canal, que passa por áreas como a Feira de Paulista e as proximidades da Câmara Municipal. Segundo o superintendente, um dos pontos que apresenta maior acúmulo de sedimentos fica nas proximidades da Câmara, onde o terreno é mais baixo, favorecendo a retenção de materiais e dificultando a passagem da água.

A Prefeitura reforça a orientação para que a população não descarte lixo nas proximidades de canais, galerias e rios, prática que compromete o funcionamento da drenagem e pode favorecer o acúmulo de resíduos nesses locais.

A previsão é de que a limpeza do Canal das Tintas seja realizada ao longo de aproximadamente 20 a 25 dias. O prazo pode variar de acordo com as condições encontradas durante a execução do serviço, especialmente nos trechos que exigem retirada manual de resíduos e sedimentos.

Na Lagoa do Jacaré, o trabalho integra uma sequência de ações realizadas pela Prefeitura para a manutenção do sistema de drenagem da região. Em 2025, a gestão do prefeito Ramos realizou uma intervenção para recuperar o acesso e o escoamento das águas da lagoa.

Na intervenção, foram utilizados uma retroescavadeira de 14 metros e caminhões. Ainda em 2025, a lagoa recebeu duas ações de manutenção, com retirada de baronesas e resíduos, além de capinação. Em 2026, esta é a segunda ação de manutenção realizada no local.

Como parte das medidas adotadas na área, a Prefeitura implantou, neste mês de agosto, a primeira ecobarreira do município. A estrutura foi produzida com aproximadamente 1.200 garrafas PET adquiridas de uma casa de reciclagem e tem a finalidade de reter parte dos resíduos transportados pelos canais antes que cheguem à lagoa. A iniciativa alia baixo custo e reaproveitamento de materiais, além de contribuir para a cadeia de reciclagem e geração de renda de trabalhadores do setor.

“É uma solução de baixo custo e sustentável. Além de dar uma destinação às garrafas PET e contribuir para a geração de renda dos catadores, a ecobarreira ajuda a reter materiais que seriam levados para os rios, lagoas e canais da cidade”, afirmou.

Entre os resíduos encontrados nos canais estão garrafas, pneus, móveis e outros materiais descartados irregularmente. Para auxiliar na retirada desses materiais, a Prefeitura também recuperou uma balsa, que será utilizada pelas equipes na remoção dos resíduos acumulados junto à ecobarreira.

Com a continuidade dos serviços, a Prefeitura do Paulista mantém uma rotina de intervenções voltadas à conservação dos canais e demais estruturas de drenagem, buscando melhorar as condições de escoamento das águas e reduzir os impactos provocados pelo acúmulo de resíduos e sedimentos.

Fotos: Fabiano Alves/Gabinete
Fotos de drone: Marcos Nascimento/SECOM

Categorias

Compartilhe:

Paulista inicia atendimento do Vacimóvel e leva vacinação para mais perto da população

Paulista amplia ações de manutenção da drenagem com limpeza de canais e Lagoa do Jacaré

Paulista avança na elaboração do Plano Municipal de Política sobre Drogas

Prefeitura do Paulista realiza ação do Agosto Lilás com serviços de saúde e assistência social em Maranguape I

Prefeitura do Paulista conclui recuperação de drenagem e calçamento na Orla do Janga

No clássico do Litoral Norte, Paulista vence Igarassu por 1 a 0 pela Copa do Interior Sub-23

Paulista realiza Fórum Popular para consolidar diretrizes do Plano Municipal de Cultura

Prefeitura inicia reordenamento das barracas de comerciantes informais no Parque Aurora

Paulista leva vacinação para mais perto da população com o Vacimóvel