Oficina em Paulista orienta fazedores de cultura sobre editais da Política Nacional Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Paulista, realizou nesta segunda-feira (16), a segunda oficina de Elaboração de Currículo e Portfólio com apresentação e debate sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026.

O encontro aconteceu no auditório do Centro Universitário UNINASSAU, no Centro do município, e reuniu agentes culturais e representantes da sociedade civil interessados em conhecer as diretrizes e oportunidades da política pública de incentivo ao setor cultural.

A oficina foi conduzida pela facilitadora Sandra Silva, do governo do Estado, que apresentou orientações sobre elaboração de currículo e portfólio artístico, além de esclarecer dúvidas sobre participação em editais e acesso aos recursos destinados ao fortalecimento das atividades culturais.

Durante o encontro, o superintendente de Cultura do município, Augusto Moraes, destacou que a iniciativa busca preparar os fazedores de cultura para participarem dos editais da PNAB.

“Essa oficina de elaboração de projetos está diretamente ligada ao PNAB, que é o Plano Nacional Aldir Blanc, que o Governo do Estado acabou de lançar. O edital já está aberto e essas oficinas estão sendo levadas para cidades da Região Metropolitana para orientar os fazedores de cultura”, explicou.

Segundo ele, a iniciativa também prepara os artistas para futuras oportunidades no próprio município. “Trazer essa oficina para Paulista tem duas vertentes importantes: permitir que os fazedores de cultura participem do edital do Estado e também entender como elaborar projetos para participar do edital que será lançado aqui na cidade. A expectativa é contemplar mais de 200 artistas, produtores e empreendedores culturais no segundo ciclo do PNAB”, afirmou Augusto Moraes.

Representando o segmento de cultura popular do município, Juarez Marcolino Vieira destacou a importância da capacitação para os artistas locais.

“Essas oficinas são muito importantes para quem trabalha com cultura, porque esclarecem dúvidas e ajudam a organizar melhor os projetos. Muita gente sabe fazer arte e cultura, mas encontra dificuldade na hora de colocar tudo no papel e participar dos editais”, ressaltou Juarez.

Fotos: Chico Peixoto \ SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista apresenta práticas exitosas em workshop intermunicipal de liderança escolar em Serra Talhada

Novas creches vão ampliar oferta de vagas na educação infantil do Paulista

Paulista celebra 100% de participação das escolas no Concurso Ler Bem 2026

CEMEDI Telma Palmeira ganha sete novas salas e amplia atendimento na educação infantil do Paulista

Prefeitura do Paulista realiza nova convocação de professores aprovados em seleção

Seletiva municipal dos JEPs avança com disputas de voleibol em Paulista

Casa de Justiça e Cidadania é inaugurada no Paulista e amplia atendimento jurídico à população

Prefeitura do Paulista promove curso de boas práticas para manipuladores de cozinhas solidárias e comunitárias

Paulista recebe programação do Qualifica PE com cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo