Por Geraldo Moreira
Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram, nesta quinta-feira (16), de mais um encontro dos Núcleos Estaduais de Prevenção Social (NEPS), iniciativa vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco. A reunião foi realizada na sede do IFPE, Campus Paulista, no bairro de Maranguape I.
O encontro reuniu integrantes de conselhos municipais, como os da pessoa idosa, igualdade racial, assistência social e pessoas com deficiência (PCD), além de representantes do poder público e da sociedade civil. A proposta dos NEPS é atuar de forma descentralizada, articulando ações voltadas à prevenção social com base na segurança cidadã e na mediação de conflitos.
De acordo com a articuladora de políticas públicas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Mônica Gomes, os encontros funcionam como espaço de construção coletiva das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.
“Essa reunião é discutida com todos os participantes, e a gente elege o que vai ser ofertado durante o ano. Uma das pautas foi analisar a dinâmica criminal do município do Paulista. Para isso, contamos com o apoio do 17º Batalhão, que trouxe dados e análises estatísticas importantes. Nosso papel também é repassar essas informações para orientar o trabalho das instituições nos territórios”, destacou.
Sobre os impactos das ações, a articuladora ressaltou que os resultados refletem o esforço conjunto das políticas públicas.
“Os números representam o total do município, mas também mostram o empenho das diversas secretarias, como a da Mulher, Assistência e Saúde. Nosso trabalho é focado na prevenção, e é nesse ponto que concentramos nossas ações”, completou.
O secretário dos Conselhos de Direitos Humanos do município do Paulista, Aldo Araújo, destacou a importância da integração entre município, Estado e demais instituições no enfrentamento à violência.
“O município do Paulista vem avançando com a implantação do NEPS, próximo ao centro administrativo, onde estão várias secretarias que atuam diretamente no enfrentamento à violência. Esses encontros reúnem diversos atores, governo, sociedade civil, movimentos e entidades, para pensarmos juntos estratégias de enfrentamento”, afirmou.
Segundo ele, embora o combate à violência contra a mulher seja uma das principais pautas, devido aos altos índices de feminicídio, as ações têm caráter mais abrangente.
“Hoje o foco é a violência contra a mulher, mas o trabalho abrange todas as faixas etárias. Temos aqui representantes da juventude, por exemplo, mostrando que a proposta é atuar de forma integrada para, no futuro, contribuir para a redução da violência”, concluiu.
Fotos: Juan Marvin / SEI











