Maria da Penha Vai à Escola leva conscientização sobre violência de gênero à Escola Maria José Barbosa

A Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada no bairro do Janga, recebeu, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do projeto Maria da Penha Vai à Escola. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher do Paulista em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, contou também com o apoio da Patrulha Maria da Penha do 17º BPM. O objetivo da ação é conscientizar crianças e adolescentes sobre o combate à violência contra a mulher, utilizando o diálogo e a informação como ferramentas de transformação social.

Durante a atividade, os estudantes participaram de uma roda de conversa e de um quiz interativo de perguntas e respostas, conduzido por profissionais da Secretaria da Mulher. Os temas abordados incluíram a Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência doméstica e o papel dos jovens como agentes multiplicadores de uma cultura de respeito e igualdade.

A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, destacou a relevância do projeto. “Esse projeto é muito significante, pois leva informações do cotidiano sobre a Lei Maria da Penha. Muitas dessas crianças e adolescentes ainda não sabem identificar os tipos de violência física, psicológica, patrimonial, sexual, moral ou o stalking. Explicamos também o que é uma medida protetiva, os direitos das mulheres e o impacto do machismo estrutural, uma cultura patriarcal que vem de milhares de anos”, afirmou.

A palestra também apresentou a história da Lei Maria da Penha, os tipos de violência previstos e o papel do Estado na garantia dos direitos das mulheres. Para muitos estudantes, o encontro se tornou um espaço de aprendizado e acolhimento.

A gestora da escola, Lucineide Mendonça, reforçou o compromisso da instituição com a educação cidadã. “Trazer o tema da violência contra a mulher para dentro da escola é mais que um dever. Temos a responsabilidade de informar e envolver nossos alunos, pois eles são multiplicadores. Quando saem daqui, levam esse conhecimento para suas casas e comunidades. Já realizamos uma peça teatral sobre o tema no início do ano e agora recebemos mais uma palestra. Nos sentimos honrados com essa parceria”, declarou.

O projeto Maria da Penha Vai à Escola segue cumprindo seu papel de formação, prevenção e transformação social, criando espaços de escuta e fortalecimento para crianças e adolescentes e plantando sementes de respeito, igualdade e justiça dentro e fora da sala de aula.

Fotos: Juan Marvin / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Paulista participa da 41ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco e avalia próxima edição do evento para a cidade

Paulista passa a contar com Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal 

Confira o que abre e fecha em Paulista no feriado da Data Magna

Em Paulista, USF de Arthur Lundgren II define ações para potencializar direito à saúde

Rede Saudável estimula a inteligência emocional nos postos de saúde do Paulista

Saúde da Pessoa com Deficiência é tema de encontro promovido pela Secretaria de Saúde de Paulista

 Secretaria de Saúde do Paulista oferta atendimento oftalmológico para 300 pessoas

Paulista avança na construção do Plano Municipal de Igualdade Racial com participação da sociedade civil

Paulista mobiliza jovens atletas para seletiva dos Jogos Escolares