Ir para o conteúdo

Mamamóvel leva cuidado à saúde e promove a vida em Paulista

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e das Unidades de Atenção Básica, está promovendo uma série de ações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher. Dentre as ações está a programação do mamamóvel, que inclui a oferta de 480 vagas para mamografias gratuitas, realizadas por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

O serviço está percorrendo diversos bairros do município, garantindo o acesso ao exame para mulheres entre 40 e 75 anos, faixa etária preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em cada local, serão disponibilizadas 80 vagas sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. Para realizar o exame, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. O resultado fica pronto em até 30 dias e poderá ser retirado na própria unidade em que o caminhão esteve ou na mais próxima.

Mulheres fora da faixa etária de rastreamento (50 a 69 anos) que necessitem do exame devem procurar a unidade de saúde de referência para solicitar encaminhamento. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a mamografia é o único exame de rastreamento com eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama, sendo recomendada a realização a cada dois anos.

A Secretaria de Saúde reforça que a atenção aos sinais do corpo é essencial. Nódulos fixos e indolores, alterações no mamilo, vermelhidão, aspecto de casca de laranja na pele da mama e secreção espontânea podem ser indicativos de alerta. Além dos exames regulares, manter hábitos saudáveis, como controlar o peso, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e amamentar são medidas que contribuem para reduzir o risco da doença.

Confira a programação do mamamóvel no Outubro Rosa:

16/10 – USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II – Av. A, nº 138ª,  Maranguape II

20/10 – USF Arthur Lundgren II – Rua Resistência, S/N

23/10 – USF Chega Mais – Rua Portugal, nº 55, Loteamento Conceição

27/10 – Orla do Janga – Praça Cantor Augusto César (Quatro Torres)

Categorias

Compartilhe:

Capacitação fortalece boas práticas na alimentação escolar da rede municipal de Paulista

Prefeitura do Paulista fortalece rede de proteção à infância com alinhamento do programa Laços que Protegem

Prefeitura do Paulista inicia obra de recuperação da drenagem sob a Ponte Banho do Soldado

Paulista amplia assistência em saúde com ambulância para gestantes e unidade odontológica móvel

Paulista promove ação especial para agricultores e moradores da área rural do município

Secretaria de Meio Ambiente recebe lideranças indígenas da Aldeia Tapuia Caeté da Jaguarana

Prefeitura do Paulista reforça ordenamento e fiscalização na Feira do Centro

USF Nobre promove ação de busca ativa e educação em saúde sobre hanseníase

Prefeitura do Paulista promove monitoramento participativo da qualidade da água do Rio Timbó e plantio de mangue