Ir para o conteúdo

III ECOGIN mobiliza estudantes da Escola João Fonseca em ação de educação ambiental e solidariedade em Paulista

A Escola Municipal João Fonseca, localizada no bairro de Pau Amarelo, promoveu nos dias 11 e 12 de junho a III ECOGIN – Ecogincana João Fonseca, reunindo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em uma programação voltada à conscientização ambiental, ao trabalho em equipe e à formação cidadã.

Com o tema “Conectados com o futuro: descarte inteligente, planeta sustentável”, a iniciativa desenvolveu atividades educativas que abordaram o reaproveitamento de materiais e a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos.

Durante os dois dias de programação, as equipes participaram de diversas provas e dinâmicas, incluindo a produção de cartazes em língua inglesa sobre lixo eletrônico, elaboração de textos autorais, construção de gráficos, quizzes de conhecimentos gerais, apresentações de bandeirões, gritos de guerra, jogos educativos e a criação de mascotes confeccionados com materiais recicláveis e componentes eletrônicos descartados.

Um dos destaques da gincana foi a criatividade dos estudantes na produção dos mascotes e materiais temáticos. Utilizando peças eletrônicas inutilizadas e materiais recicláveis, as equipes demonstraram engajamento e consciência ambiental ao transformar resíduos em produções artísticas, reforçando a importância da reciclagem e do reaproveitamento para a preservação dos recursos naturais.

Além de promover o aprendizado de forma interdisciplinar e dinâmica, a III ECOGIN incentivou valores como cooperação, responsabilidade socioambiental, protagonismo estudantil e engajamento comunitário. As atividades mobilizaram não apenas os alunos, mas também toda a comunidade escolar, que acompanhou e participou das apresentações ao longo do evento.

Mais do que uma competição, o evento também teve um importante caráter solidário. Como parte das atividades da gincana, os estudantes realizaram uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas que serão destinadas ao Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC), instituição que presta assistência a crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

A iniciativa evidencia como a educação pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação ambiental e o bem-estar coletivo, transformando pequenas ações em grandes impactos para a sociedade.

Fotos: SEEPA

Categorias

Compartilhe:

Projeto Paulista+ retoma atividades neste sábado para fortalecer aprendizagem de estudantes do 5º ano

Formação em serviço fortalece atuação dos profissionais de apoio escolar da Rede Municipal do Paulista

Obras em parceria com Governo de Pernambuco reforçam investimentos em mobilidade urbana em Paulista

Obras de manutenção e requalificação avançam em escolas e unidades de Educação Infantil do Paulista

Paulista intensifica obras de muros de contenção para reforçar segurança de moradores em áreas de risco

III Jogos Interclasses da Escola João Fonseca de Albuquerque promovem esporte, cultura e integração entre estudantes

Em Paulista, ação do Setembro Amarelo promove acolhimento e escuta na USF Ana Lúcia do Nascimento

Prefeitura do Paulista realiza serviços de patrolamento no Engenho Maranguape

Paulista promove 1º Workshop de Tecnologia Assistiva e Comunicação Acessível para qualificar servidores e fortalecer inclusão