Ir para o conteúdo

Homenagens a tradicionais blocos da cidade, fantasias carnavalescas e muita animação marcaram 11ª edição do Baile da Pessoa Idosa do Paulista

Por Cátia Oliveira

A 11ª edição do Baile da Pessoa Idosa do Paulista foi marcada por fantasias carnavalescas, adereços, passos de frevo, muita música e um grande clima de confraternização, além de homenagens ao Bloco Lírico Sempre Feliz, de Paratibe, que completou 25 anos de folia e o Bloco das Poderosas do Janga, que chegou aos seus 15 anos com muita vitalidade e frevo no pé.

O evento visa promover a participação do público da terceira idade em atividades coletivas, estimular a autonomia e o fortalecimento de vínculos em um espaço de bem estar e segurança. Realizado na tarde da quinta-feira(12), no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, também conhecido como Clube Municipal do Nobre, a iniciativa é fruto de uma ação integrada entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Paulista (Comip) com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude; Saúde; Turismo e Cultura; Educação bem como a de Mobilidade e Segurança Cidadã.

O superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, destacou a relevância da ação que integra um conjunto de iniciativas voltadas para a autonomia da pessoa idosa, desde os programas Academia da Cidade e Saúde em Movimento, aos desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. “A gestão é sempre muito atenta à promoção do Baile da Pessoa Idosa que é um espaço que traz o empoderamento no envelhecimento com participação ativa. E aqui temos atrações culturais, de lazer, dança, diversão e muita interatividade com uma importante participação de diferentes grupos oriundos dos seis CRAS do município, além do público do ‘Saúde em Movimento’, com seus mais de 20 polos ”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Ramos, reiterou o caráter integrativo da iniciativa e o bom resultado da festa. “Estamos sempre atentos para reforçar as ações voltadas para este importante público da terceira idade. Me sinto muito honrada e feliz em podermos ver que o resultado desse trabalho está sendo toda essa alegria, juntamente com a promoção de bem estar, pois os grupos de idosos têm muita vitalidade, participam de várias ações integradas e nos transmitem uma energia muita boa, isso é muito importante para a saúde tanto física como mental, salientou.

A participante do Saúde em Movimento do polo Aurora, Antonieta Souza Leal, de 79 anos, elogiou a iniciativa. “Faço parte do CRAS II e adoro participar de todos os eventos com os professores do polo e demais colegas. Venho todo ano e acho muito bom, pois distrai, destrava o corpo e a gente volta ao nosso normal, fica sem estresse”, celebrou. 

Homenagens 

No encerramento da festividade, os secretários municipais José Ronaldo, de Turismo e Cultura, Sônia Arruda, da Saúde, e Amanda Ramos, de Desenvolvimento Social, que representou o prefeito Severino Ramos, homenagearam o Bloco Lírico Sempre Feliz e Poderosas do Janga com certificado, um arranjo floral de girassol, além de bonecos artesanais representando um caboclo de lança e uma passista de frevo, respectivamente. O artefato foi confeccionado pela artista plástica Micheline Pereira Sales, da Feirinha Sol e Mar Orla Janga, projeto de artesãos e empreendedores do municipio, localizado na orla da cidade.

O evento, que contou com a Companhia de Dança Brincarteando, a orquestra de Frevo de Mestre Célio e a banda de Will Nuance, disponibilizou atendimento médico de urgência com serviço de ambulância, ônibus para locomoção dos foliões, além de equipes da Guarda Civil Municipal para ordenamento do trânsito.

Fotos: Fabiano Alves

 

Categorias

Compartilhe:

Paulista acompanha visitas do programa Morar Bem – Reforma no Lar, que prevê melhorias em 100 moradias

Vacimóvel percorre comunidades do Paulista para ampliar acesso à vacinação em outubro

Criança Feliz promove manhã de brincadeiras e diversão no CRAS V, em Paulista

CAPS-AD do Paulista promove ação de autocuidado para mulheres no Outubro Rosa

Prefeitura do Paulista avança com obras pavimentação da Rua Las Vegas, no Nobre

Jogos Municipais da Pessoa Idosa têm abertura marcada por apresentações culturais e integração no Paulista

Prefeitura do Paulista inicia nova etapa de pavimentação e leva melhorias à Avenida Benjamin, em Fragoso 

Prefeitura do Paulista avança com obras de drenagem na Rua Peru, no Engenho Maranguape

Paulista recebe doação de fotografias históricas que retratam a memória do município