A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista realizou, nesta terça-feira (15), uma formação voltada aos professores que atuam no Atendimento Educacional Domiciliar da Rede Municipal. A atividade aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, na sede da Secretaria, reunindo profissionais para discutir estratégias pedagógicas, planejamento e práticas que contribuam para a continuidade da aprendizagem dos estudantes atendidos em casa.
O Atendimento Educacional Domiciliar é destinado a estudantes regularmente matriculados na Rede Municipal que, por recomendação médica, estão temporária ou permanentemente impossibilitados de frequentar a escola. Nesses casos, os professores realizam o atendimento pedagógico na residência do aluno, seguindo a rotina escolar e considerando suas necessidades e particularidades.
Atualmente, o serviço atende estudantes dos Anos Iniciais e finais do Ensino Fundamental, além de dois alunos da Educação Infantil. Os professores desenvolvem as atividades dentro do horário escolar e contam com materiais disponibilizados pela Secretaria, como mesa, quadro, piloto, kit escolar e fardamento.
De acordo com a coordenadora do Atendimento Educacional, Líbia Miguel, a articulação entre os professores do Atendimento Domiciliar e os profissionais das escolas de origem é fundamental para garantir a continuidade do currículo e uma aprendizagem alinhada às necessidades de cada estudante.
“Estamos sempre alinhando e ressaltando a relevância de o professor do domiciliar conversar com o professor regular da escola, priorizando o aluno em sua singularidade, baseado no Desenho Universal da Aprendizagem.”
Segundo a coordenadora, o diálogo entre os profissionais permite alinhar os conteúdos trabalhados no domicílio ao currículo desenvolvido pela turma na escola, realizando as adaptações necessárias de acordo com as características de cada aluno.
“A partir do momento em que alinhamos com os professores da escola e o professor domiciliar, temos uma situação em que o aluno consegue atender ao currículo do município. As atividades são adaptadas e contempladas na casa desse aluno, possibilitando uma aprendizagem satisfatória.”
Durante a formação, foram discutidos ainda aspectos relacionados à construção de um currículo domiciliar alinhado e adaptável, reforçando a importância de garantir o direito à educação aos estudantes que, por razões de saúde, não podem estar presencialmente na unidade escolar.
Para o professor José Roberto Serafim, que atua no Atendimento Domiciliar, a formação contribui para aperfeiçoar as práticas desenvolvidas com os estudantes.
“A formação é muito importante para discutirmos ações pertinentes à aprendizagem do aluno e ao respeito ao Atendimento Domiciliar, considerando as especificidades de cada estudante.”
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Educação e Esportes com uma educação inclusiva e com a garantia do direito de aprender, assegurando que os estudantes atendidos em domicílio tenham acesso ao currículo municipal com estratégias pedagógicas adequadas às suas singularidades.
Fotos: José Vinícios/SEEPA




