Estudantes da Escola João Fonseca visitam Museu do TRE e conhecem história da democracia brasileira

Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal João Fonseca, localizada no bairro de Pau Amarelo, participaram nesta quinta-feira (7) de uma visita educativa ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (CEMEL), no Recife.

A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a história da Justiça Eleitoral em Pernambuco e o processo eleitoral brasileiro, proporcionando uma experiência voltada à cidadania, democracia e participação política.

Durante a visita, os estudantes conheceram o acervo histórico do museu, composto por documentos, fotografias, modelos antigos de urnas eletrônicas e diversos objetos que ajudam a contar a trajetória das eleições no Brasil.

Os alunos também acompanharam a exposição de longa duração “Caminhos da Democracia: Uma História da Justiça Eleitoral de Pernambuco”, que apresenta ao público o percurso histórico do direito ao voto no país, desde a eleição realizada em São Vicente, em 1532, até os dias atuais.

Além de conhecerem o espaço de memória, os estudantes participaram de momentos de orientação sobre o funcionamento das eleições e puderam interagir com equipamentos utilizados pela Justiça Eleitoral, incluindo demonstrações da urna eletrônica.

A iniciativa integra as ações pedagógicas desenvolvidas pela unidade escolar com foco na formação cidadã dos estudantes, aproximando os jovens de temas relacionados à história, política e direitos sociais.

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés