Encontro celebra os 35 anos do ECA com rodas de conversa e oficinas para crianças acolhidas em Paulista

Por Antonio Assis

Em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos e Direitos, realizou, nesta terça-feira (29), um encontro especial com crianças acolhidas nas instituições Casa Vó Raimunda, localizada no Janga, e Lar Maná, na Cidade Tabajara. A ação foi coordenada pela Superintendência de Direitos Humanos e pela Diretoria da Criança e do Adolescente.

A programação contou com rodas de conversa, dinâmicas interativas e oficinas pedagógicas com o objetivo de conscientizar sobre os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. A atividade também buscou incentivar a construção de sonhos e a reflexão sobre o futuro, a partir de abordagens lúdicas e educativas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco legal que garante a proteção integral e o respeito aos direitos de crianças e adolescentes, combatendo toda forma de violência, negligência e exploração. A legislação assegura o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à convivência familiar e comunitária, entre outros.

O superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, destacou a importância do evento como forma de promover o protagonismo infantil. “Esses momentos são essenciais para escutarmos as crianças e adolescentes, dar voz a eles e mostrar que são sujeitos de direitos. O ECA é uma conquista histórica e precisa ser vivenciado no dia a dia das instituições e das políticas públicas”, ressaltou.

Para a diretora Cilene Costa, o momento foi de fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e juventude. “Esse é um momento muito importante para que possamos fortalecer as políticas públicas voltadas ao público alcançado pelo ECA. A diretoria atua com o compromisso firme de combater qualquer tipo de violação ou violência contra crianças e adolescentes, e, acima de tudo, garantir a proteção e os direitos desse público”, afirmou.

A iniciativa reforça o papel do poder público na promoção de uma infância mais digna, participativa e protegida, reafirmando o compromisso com os princípios do ECA, que há mais de três décadas vem transformando a realidade de crianças e adolescentes em todo o país.

Categorias

Compartilhe:

2ª Sambada dos Pretos Velhos terá ações voltadas à preservação ambiental

Hospital Central de Paulista amplia capacidade da rede estadual e reforça assistência especializada

Prefeitura do Paulista participa do NEON 2026 e fortalece agenda de inovação, tecnologia e empreendedorismo

Paulistano Futebol Clube apresenta Jacózinho como treinador e reforça projeto de retorno ao futebol pernambucano

Escola Municipal Manoel Gonçalves recebe material esportivo e reforça preparação para fase regional dos Jogos Escolares

III ECOGIN mobiliza estudantes da Escola João Fonseca em ação de educação ambiental e solidariedade em Paulista

Gestores escolares recebem orientações durante Balcão FNDE em Paulista

Operação Direção Certa avança nos bairros após queda histórica de acidentes em Paulista

Prefeitura do Paulista realiza ação de conscientização contra o trabalho infantil no Centro da cidade