Ir para o conteúdo

Em Paulista, tem início a V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia no IFPE

Nesta segunda-feira (21), teve início a V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros, realizada no IFPE Campus Paulista.  O evento, que já faz parte do calendário científico e educacional da região, traz nesta edição o Ciclo de Palestras “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” como tema central das atividades.

A Semana tem como objetivo estimular a reflexão crítica sobre o desenvolvimento sustentável, incentivar a busca por soluções inovadoras para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, fortalecer a cultura oceânica e valorizar tanto o conhecimento científico quanto os saberes tradicionais.

A programação se estende durante todo o dia, com uma série de atividades que incluem: palestras e seminários voltados para temas como “Cultura Oceânica e Adaptação às Mudanças Climáticas”; exibição de curta-metragens com temáticas ambientais; rodas de conversa com especialistas e representantes da comunidade;  além de discussões que culminaram na elaboração de uma carta de propostas de adaptação às mudanças climáticas para o município do Paulista.

O evento também visa a popularização da ciência e o incentivo às carreiras científicas, principalmente entre os jovens da região. A Semana Intermunicipal é fruto da articulação entre o IFPE e diversas instituições parceiras dos municípios vizinhos, reafirmando o compromisso coletivo com a educação, o meio ambiente e a construção de um futuro mais resiliente frente às mudanças climáticas.

Confira a programação dos próximos dias: 

22/10 – Vivência dos estudantes com comunidade tradicional de marisqueiras e com o Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas do Paulista – Praia de Mangue Seco;

23/10 – Palestra e Mostra Científica na Escola Estadual Médico Rui Rego Barros – No Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (COTEL);

24/10 – I Feira de Ciências Ambientais do Paulista – SESI, Arthur Lundgren I;

25/10 – Ação de divulgação científica e educação ambiental na praia do Janga – na Praça Cantor Augusto César, localizada na orla do bairro.

Categorias

Compartilhe:

Capacitação da PNAB Ciclo 2 chega à comunidade do Tururu, no Janga

Paulista promove mutirão de citologia para ampliar acesso ao exame preventivo

PE-22 tem recuperação iniciada com serviços de fresagem em Paulista

Prefeitura do Paulista fortalece prevenção de acidentes com simulado de evacuação em escola municipal

Caravana das Juventudes leva serviços gratuitos e atividades educativas sobre inteligência artificial e meio ambiente ao Janga

Obras de quatro creches avançam em Paulista, com unidade de Paratibe em fase final

Paulista passa a contar com Vara de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Prefeitura do Paulista reforça ações de proteção e recolhimento de animais de grande porte 

Prefeitura do Paulista promove ação educativa de trânsito em parceria com a Operação Lei Seca