Em Paulista, Projeto “Conectando Culturas” leva música, teatro e tradição nordestina às salas de aula

Transformar a escola em um espaço vivo de expressão, criação e cultura: é com essa proposta que a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, nesta segunda-feira (9), o projeto “Conectando Culturas, Musicalização, Artes e Eu”. A ação teve início na Escola Municipal Maria José Barbosa, no Janga, e contou com a apresentação da Banda Sinfônica Municipal Aristides Borges, que encantou os alunos com um repertório diversificado, evidenciando o poder da música como linguagem educativa e transformadora.

Idealizada pela Gerência de Espaços Ampliados e pela Coordenação do Centro Cultural Ariano Suassuna, a iniciativa busca integrar arte, música e identidade cultural ao cotidiano escolar, com apoio das secretarias de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil; e de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude. As pastas atuam em conjunto para garantir infraestrutura, segurança e suporte técnico às ações nas escolas.

Um dos momentos mais emocionantes da estreia foi a apresentação teatral em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, protagonizada pelo guarda civil municipal Emerson Santana, que interpretou o autor de forma cativante. “A intenção principal desse projeto é valorizar a cultura nordestina e trazer esse ambiente para as escolas, para que os alunos conheçam mais sobre suas raízes e levem isso consigo para o mundo”, afirmou Emerson.

Para a gerente de Espaços Ampliados da Secretaria de Educação, Regina Trindade, o projeto representa um novo modelo de escola. “Estamos propondo uma nova forma de viver a escola, onde a cultura e a arte sejam instrumentos de pertencimento e desenvolvimento emocional. Essa proposta nasce da escuta ativa e do desejo de ampliar as formas de aprendizagem para além do currículo tradicional”, destacou Regina.

Para Elisângela Torres, coordenadora do Centro Cultural Ariano Suassuna, o projeto é também um gesto de reconhecimento às raízes culturais. “Conectar o estudante à sua cultura, à arte e à música é uma forma de resgatar autoestima, despertar talentos e criar um ambiente mais humano e criativo. Ariano dizia que o Brasil precisa se conhecer, é exatamente isso que estamos fazendo aqui: conhecendo e valorizando nossa identidade”, concluiu Elisângela.

As próximas escolas a receberem o projeto são Paulo Freire, Manoel Gonçalves da Silva, Grupo Escolar Frei Guido e Governador Carlos Wilson Campos. A proposta visa estimular o protagonismo estudantil e celebrar as múltiplas culturas que compõem o município do Paulista.

Fotos: Juan Marvin/SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista participa da 41ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco e avalia próxima edição do evento para a cidade

Paulista passa a contar com Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal 

Confira o que abre e fecha em Paulista no feriado da Data Magna

Em Paulista, USF de Arthur Lundgren II define ações para potencializar direito à saúde

Rede Saudável estimula a inteligência emocional nos postos de saúde do Paulista

Saúde da Pessoa com Deficiência é tema de encontro promovido pela Secretaria de Saúde de Paulista

 Secretaria de Saúde do Paulista oferta atendimento oftalmológico para 300 pessoas

Paulista avança na construção do Plano Municipal de Igualdade Racial com participação da sociedade civil

Paulista mobiliza jovens atletas para seletiva dos Jogos Escolares