Em Paulista, profissionais da saúde se reúnem para fortalecer estratégias no cuidado nutricional de pacientes com dificuldades alimentares

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento e promover estratégias de manejo mais eficazes, um importante encontro foi realizado para capacitar profissionais da saúde no cuidado nutricional dos pacientes com dificuldades alimentares específicas. O encontro visa fortalecer a atuação dos nutricionistas e melhorar a qualidade do serviço prestado à população, diante de uma demanda crescente, especialmente entre pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A nutricionista da Atenção Especializada, Caroline Paiva, ressaltou a motivação por trás da iniciativa. “A gente organizou esse evento pela necessidade que estamos tendo no município de conscientizar todos os profissionais sobre essa atividade alimentar, por conta da alta demanda que temos recebido de pacientes autistas. Queremos dar a melhor atenção para todos os pacientes. Por isso, promovemos essa atualização, para que todos estejam preparados e capacitados para atender com mais qualidade”, destacou Caroline.

Durante o evento, foram discutidas estratégias de abordagem nutricional, técnicas de manejo alimentar e ferramentas de sensibilização que contribuem para uma alimentação mais adequada, respeitando as limitações e necessidades individuais dos pacientes, não apenas para crianças e sim adultos.

Na ocasião, a nutricionista clínica Júlia Martins trouxe sua experiência e abordou práticas positivas no atendimento a crianças com seletividade alimentar, onde que pode-se usar estratégias para melhorar a alimentação das crianças e não só nas escolas, mas também na vida adulta. 

“As nutricionistas que estão aqui conosco estão compartilhando suas realidades, e eu também estou trazendo estratégias para ajudar essas crianças, como trabalhar com reforço positivo. Mostrar que alimentação não é uma obrigação. Alimentação é um prazer. Muitas crianças desenvolvem seletividade alimentar justamente por associarem o ato de comer a uma obrigação, e queremos mudar essa percepção”, completou Júlia.

A iniciativa reforça o compromisso das equipes de saúde com um cuidado mais humanizado, sensível às necessidades específicas dos pacientes, e com a constante atualização profissional como ferramenta essencial para a promoção da saúde e do bem-estar.

Fotos Beatriz Leite/SEI 

Categorias

Compartilhe:

Semana do Meio Ambiente do Paulista segue a todo vapor no Centro Administrativo do município

Esporte e aprendizado marcam visita de estudantes do Paulista ao Centro Esportivo Santos Dumont

Feira da Saúde realiza mais de 5 mil atendimentos e amplia acesso da população a especialistas em Paulista

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual