Ir para o conteúdo

Em Paulista, Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Infantil Criança Feliz inicia triagem para identificação precoce de sinais de autismo em crianças

Por Cátia Oliveira

O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Infantil Criança Feliz, equipamento da Secretaria de Saúde do Paulista, vinculado à Superintendência de Atenção Especializada em Saúde, deu início, na última segunda-feira (7), à realização de triagens com crianças utilizando o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers).

O instrumento é um questionário validado e amplamente utilizado em todo o mundo, que tem como objetivo rastrear precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa está sendo conduzida por uma equipe multiprofissional do Centro, como parte das estratégias voltadas ao cuidado e ao acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Segundo o superintendente de Atenção Especializada em Saúde, Kenned Teixeira, o principal objetivo da triagem é acolher, com mais agilidade e efetividade, as crianças que estão na fila de espera há bastante tempo, promovendo o acesso aos serviços especializados de avaliação e reabilitação.

“Com essa iniciativa, a rede municipal de saúde reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado, a inclusão e a garantia de direitos das crianças atípicas e suas famílias”, ressaltou Teixeira.

O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz tem como público-alvo crianças e adolescentes com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, Síndrome de Down e outras síndromes genéticas com deficiências funcionais. No espaço é realizada avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado.

A estrutura fica na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Para ser atendido, os pais ou responsáveis precisam procurar atendimento na Rede Especializada de Saúde ou na Atenção Básica, que farão os devidos encaminhamentos.

Foto: Divulgação

Categorias

Compartilhe:

Paulista inicia mutirão de saúde para pacientes cadastrados no Sistema Municipal de Regulação

Prefeitura do Paulista realiza monitoramento da qualidade da água do Rio Timbó e planta mais de 30 mudas de mangue

Prefeitura do Paulista prorroga inscrições para seleção simplificada com 41 vagas na área da saúde

Prefeitura do Paulista abre inscrições para curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (EducaLibras) e reforça compromisso com a inclusão

Paulista encerra curso de Doces Tradicionais e fortalece oportunidades para mães pelo programa Mães na Creche

Prefeitura do Paulista mobiliza força-tarefa para proteger famílias e subsidiar solução técnica para comunidade do Jardim dos Ipês

Paulista acelera modernização da rede municipal com reformas, climatização e novas creches

Prefeitura do Paulista articula vagas de emprego para pessoas com deficiência na rede de Farmácias Pague Menos

Prefeitura do Paulista promove Desfile Afro em celebração à identidade e à garantia de direitos