Ir para o conteúdo

Em Paulista, avanços e estratégias no enfrentamento do HIV, da sífilis e das hepatites virais são discutidos no V Simpósio de Vigilância Epidemiológica

Por Renata Luna

Com o objetivo de atualizar os profissionais da rede municipal de saúde, lotados na Atenção Básica e na Atenção Especializada, sobre os principais avanços e estratégias no enfrentamento do HIV, da sífilis e das hepatites virais, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta quinta-feira (29), o V Simpósio de Vigilância Epidemiológica sobre HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde, em Maranguape I, Paulista.

Compareceram ao evento, representando o município, o infectologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Danilo Silvino; a biomédica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Tatiana Maria; a superintendente da Vigilância em Saúde, Renata Albuquerque; a coordenadora dos Programas de IST, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, Milena Ribeiro; o diretor de Vigilância Epidemiológica, Silas Marcelino; a coordenadora de IST, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde, Grazielle Vasconcelos; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde do Paulista, Jacilene Fernandes.

Sobre as ações de enfrentamento ao HIV, sífilis e hepatites realizadas pela Prefeitura do Paulista, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Silas Marcelino, detalhou as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no município. “O trabalho começa, prioritariamente, pelo diagnóstico. A Secretaria de Saúde do Paulista tem investido no fortalecimento e ampliação da rede de testagem rápida, permitindo que, em apenas 10 a 15 minutos, seja possível obter um resultado, identificando se a pessoa possui uma sorologia reagente ou não, ou seja, se há ou não infecção. Partindo desse princípio, ampliamos significativamente a oferta desses testes. No início do ano, apenas cerca de 15 unidades de saúde realizavam testagem rápida no município. Atualmente, esse número já subiu para 48 unidades, cobrindo todo o território municipal. Essa expansão tem como objetivo principal permitir que o morador conheça sua condição de saúde. Caso o resultado seja reagente, o próximo passo é oferecer imediatamente o encaminhamento adequado para tratamento e medidas de prevenção”, explicou.

“Foi um momento extremamente rico. Foi um momento positivo demais. Tivemos cerca de cem profissionais de saúde, sendo capacitados na rede municipal de Saúde. A ideia é que a gente possa aumentar a rede de diagnóstico do município, e que a gente possa tratar esses pacientes mais rapidamente, e que a gente quebre a cadeia de transmissão das doenças. Foi sensacional, eu acho que a gente só tem que fechar já de fato o dia, porque foi muito bom”, comemorou a coordenadora dos Programas de IST, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais do município, Milena Ribeiro.

“Promover momentos como este é fundamental para fortalecermos a rede municipal de saúde do Paulista e garantirmos um cuidado cada vez mais qualificado à nossa população. A troca de experiências e o acesso a informações atualizadas são ferramentas essenciais para que possamos oferecer um atendimento mais humanizado, ágil e resolutivo”, finalizou a secretária de Saúde do Paulista, Shisneyda Furtado.

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista divulga funcionamento dos serviços municipais no feriado de 12 de outubro

Obras em Pau Amarelo avançam com terraplanagem na Rua Médico César Cals de Oliveira

Técnicos do Estado e da Prefeitura se reúnem com moradores da Mirueira para explicar obras de contenção de encostas

Paulista realiza aula inaugural dos cursos de formação para aprovados em concurso da Guarda Municipal e agentes de trânsito

Profissionais da Educação do Paulista participam de Congresso Internacional de Inovação

Paulista promove programação especial para o Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras

Paulista avança com reformas e serviços de manutenção em escolas da Rede Municipal

Prefeitura do Paulista avança com serviço terraplanagem na Avenida Benjamin, em Fragoso

CRAS II promove ação de conscientização sobre Outubro Rosa e direitos da pessoa idosa em Paulista