Ir para o conteúdo

Dona Lila celebra reconhecimento nacional e reforça potencial artístico de Paulista

A voz que durante anos fez parte da rotina dos clientes do restaurante “Aconchego da Lila”, no bairro de Jardim Paulista, hoje ganha espaço em todo o Brasil.  Aos 57 anos, Viviane Mendes, conhecida como Dona Lila, conquistou destaque nas redes sociais após viralizar com uma interpretação da música “Força Estranha”, clássico composto por Caetano Veloso e eternizado na voz de Gal Costa. O registro chamou a atenção do próprio cantor baiano, que elogiou a performance da artista paulistense.

Em outubro de 2025, a gravação feita no seu estabelecimento começou a circular na internet e rapidamente alcançou milhares de visualizações. O vídeo ganhou ainda mais repercussão após o comentário do cantor Caetano Veloso, que destacou a sensibilidade da apresentação e elogiou a cantora pernambucana. “Fiquei emocionado ao ouvir ela cantando minha música. Ela canta lindamente!”, escreveu o artista em publicação no Instagram.

Acostumada a se apresentar enquanto trabalhava, Dona Lila afirma que a música sempre esteve presente em sua rotina, muito antes da repercussão nacional. Em entrevista à equipe de imprensa da Prefeitura do Paulista, ela conta que essa ligação foi determinante até na escolha do nome do restaurante, inspirado na ideia de acolhimento e na referência afetiva à canção “De Volta Pro Aconchego”, da cantora paraibana Elba Ramalho. 

Segundo ela, tudo aconteceu de forma inesperada, embora essa vivência musical já fizesse parte da sua trajetória desde a infância. “Ainda criança, por volta dos meus 11 anos, eu já cantava em um coral de igreja no bairro de Jardim Paulista. Com o passar dos anos, acabei deixando isso em segundo plano para me dedicar à criação dos meus filhos”, relembrou.

Na nova fase da carreira, Lila vem se dedicando à sua trajetória artística e já gravou um EP com nove faixas, que reúne regravações e uma composição autoral. Apaixonada pela Música Popular Brasileira (MPB), ela também destaca a versatilidade e o gosto por diferentes estilos, como forró, samba, pagode, brega das antigas e gospel. “Acredito que não existe música boa ou ruim, existe gosto. O que a minha voz alcançar, eu estou aqui para cantar”, declarou.

Ao falar sobre artistas do Nordeste, ela revelou o desejo de, futuramente, dividir o palco com nomes que marcaram sua trajetória. Entre eles, destacou o convite de Irah Caldeira para uma participação em uma faixa. “Eu acho ela maravilhosa e estou muito animada com o convite. Tenho muitos artistas com quem gostaria de trabalhar, como Santana e Flávio José, que eu amo de coração”, comentou. 

Além de celebrar o momento profissional, a artista fez questão de exaltar suas raízes e a satisfação de levar o nome de Paulista para o cenário nacional. Para ela, a fase também representa a valorização dos talentos locais e da força cultural do município. “Eu nasci e me criei aqui e tenho muito orgulho de ser de Paulista. Quero levar o nome da minha cidade cada vez mais longe”, pontuou. 

O restaurante Aconchego da Lila segue em funcionamento, com atendimento normal ao público, oferecendo café da manhã, almoço e jantar. O espaço também passa por um processo de transformação, com a proposta de, no futuro, ser consolidado como um ambiente cultural voltado à valorização dos artistas de Paulista e de todo o estado de Pernambuco. 

Fotos: João Gonçalves/SEI 

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista avança com serviço terraplanagem na Avenida Benjamin, em Fragoso

CRAS II promove ação de conscientização sobre Outubro Rosa e direitos da pessoa idosa em Paulista

Sexta edição da Feira do Artesão 60+ valoriza talentos e protagonismo da pessoa idosa em Paulista

Secretaria de Saúde do Paulista apresenta balanço do 2º quadrimestre de 2026 na Câmara de Vereadores

Refis Paulista oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para regularização de débitos municipais até 30 de outubro

Alfinha leva mensagem de incentivo aos alunos do 2º ano da Rede Municipal do Paulista para avaliação do SAEPE

Prefeitura em parceria com a Copergás realiza treinamento de segurança para equipes de engenharia de 4 secretarias do Paulista

Paulista leva serviço itinerante de mamografia à USF Elzanir Ferreira, em Paratibe

Prefeitura do Paulista e Governo do Estado convidam moradores da Mirueira para reunião sobre obra de encosta e projeto social