Ir para o conteúdo

Cortejo Junino leva tradição, música e cultura popular para o Centro do Paulista no dia 19 de junho

Por Geraldo Moreira

 

Com o tema: “Sem Cultura Popular Não Existe Tradição”, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realiza no próximo dia 19 de junho um grande Cortejo Junino pelas principais ruas do Centro da cidade. A concentração está marcada para às 15h, na Praça Alberto Lundgren, de onde os participantes seguirão pela Rua Siqueira Campos, principal corredor comercial do município, levando música, dança e manifestações da cultura popular para moradores e visitantes.

O desfile reunirá diversos grupos culturais em uma celebração dos festejos juninos. A abertura será marcada pela presença das bandeiras dos santos juninos e pela participação do grupo Encantos Líricos, que dará o tom simbólico e tradicional do cortejo.

Na sequência, uma ala de figurantes dos grupos Faces Culturais, Gonzagão e Brincarteando, trajando figurinos típicos do período, percorrerá as ruas cantando e convidando o público a entrar no clima das festividades juninas.

O cortejo também contará com a participação de grupos da cultura popular, entre eles bacamarteiros, grupos de coco e uma sanfonada formada por Trio Pé de Serra, reforçando a identidade cultural nordestina e o patrimônio imaterial da região.

O encerramento acontecerá em frente à igreja de Santa Isabel, localizada no Centro da cidade, onde todos os participantes e espectadores serão convidados a integrar uma grande roda de ciranda, em um momento que une tradição, confraternização e simbolismo.

De acordo com o Superintendente de Cultura do Paulista, Augusto Morais, a iniciativa busca fortalecer as manifestações culturais e aproximar a população das tradições juninas.

“Este cortejo foi pensado para ocupar as ruas com alegria, valorizando os grupos culturais do município e resgatando tradições que fazem parte da nossa identidade. Será um momento de encontro entre artistas, cultura popular e comunidade, celebrando a riqueza dos festejos juninos do Nordeste”, destacou Augusto Morais.

A expectativa da organização é reunir centenas de participantes em uma grande celebração da cultura popular, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização das tradições e dos artistas locais.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Há 25 anos, Paulista recebia os restos mortais do padre João Ribeiro, herói da Revolução de 1817

Comunicado Oficial

SEEPA promove formação imersiva no Recife Antigo para valorizar educadores

Av. Costa Azul, em Pau Amarelo, começa a receber novo asfalto

Paulista recebe atendimento técnico do Estado para qualificar a assistência social

Paulista encerra programação do Mês das Crianças com atividades de lazer e cidadania

Com requalificação de cineteatro, Paulista se prepara para resgatar tradição cultural de mais de 80 anos

Paulista promove ação do Outubro Rosa com serviços de saúde e bem-estar em Arthur Lundgren II

Paulista mantém cronograma de mamografias itinerantes durante o mês de novembro