Carnaval escolar leva cultura e diversão aos estudantes de Paulista

As escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista realizaram, nesta sexta-feira (13), uma série de vivências carnavalescas que mobilizaram estudantes, educadores e famílias em momentos marcados por cultura, ludicidade e valorização das tradições populares.

Entre as unidades que promoveram a folia, estão as  Escolas Municipais Maria José Barbosa, Prof° Paulo Freire, Edison Gomes, localizadas no Janga, a Escola Municipal Marcílio Dias, situada em Pau Amarelo, além de todas as outras Unidades Escolares que vivenciaram a cultura carnavalesca, conforme calendário letivo. 

Com fantasias coloridas, cortejos e apresentações musicais, as crianças participaram de experiências que uniram aprendizado e diversão. Professores e equipes gestoras organizaram atividades pedagógicas relacionadas à história do Carnaval, estimulando a criatividade, o respeito e a participação coletiva.

Para a gestora da Escola Municipal Maria José Barbosa, Lucineide Mendonça, o momento reforça a importância da cultura dentro do ambiente escolar. “O Carnaval também é conhecimento. Trabalhamos a tradição, a socialização e o protagonismo das crianças. É bonito ver a participação das famílias e o envolvimento dos estudantes em cada detalhe da festa”, ressaltou.

A Gerente de Ensino, Panmella Dias, destacou que as vivências culturais fortalecem o processo de aprendizagem. “Quando a escola abre espaço para a cultura popular, ela amplia o repertório dos estudantes e torna a Escola viva e o ensino mais significativo. Esses momentos promovem integração, pertencimento e contribuem para a formação integral dos nossos estudantes”, afirmou.

As ações reforçam o papel da escola como espaço de convivência e preservação cultural, aproximando a comunidade do cotidiano escolar e incentivando a participação coletiva.

Fotos: Chico Pedrosa/SEI e SEEPA

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista define estratégias para o Maio Laranja e campanha “Faça Bonito”

Operação Inverno intensifica limpeza de canais e recuperação de galerias em Paulista

Seleção sub-21 de vôlei de Paulista intensifica preparação com amistoso contra Abreu e Lima

Saúde do Paulista participa de oficina nacional sobre microplanejamento para vacinação de alta qualidade

Paulista promove ação de conscientização sobre autismo em Jardim Paulista

Paulista avança no Concurso Ler Bem 2026 com 100% das escolas participantes e inicia fase semifinal

Prefeitura do Paulista reforça que descarte irregular de lixo prejudica a cidade e gera multas

Paulista realizou ação de vacinação antirrábica em diversos pontos comerciais do município neste sábado

Professor e secretário executivo da SEEPA, Gláucio Ramos, está entre os cinco melhores do Brasil no Prêmio Vivaleitura