Balanço 2025: Secretaria de Administração de Paulista avança na modernização e amplia atendimentos

Por Taylinne Barret

Em 2025, a Secretaria de Administração de Paulista concentrou suas ações na modernização dos serviços, na valorização dos servidores e na melhoria dos processos internos. Ao longo do ano, as iniciativas adotadas ampliaram a capacidade de atendimento e garantiram mais qualidade e eficiência nos serviços prestados à população.

Mesmo diante do aumento da demanda, a pasta conseguiu aprimorar a organização dos fluxos de trabalho e ampliar a agilidade no atendimento. Em comparação com 2024, o número de requerimentos atendidos em 2025 cresceu cerca de 56%, passando de aproximadamente 9 mil para 14 mil solicitações resolvidas. O resultado reflete o fortalecimento das equipes, a qualificação dos processos internos e o aumento da confiança dos paulistenses na gestão municipal.

Reativação da Junta Médica

Outro avanço importante em 2025 foi a reativação da Junta Médica do município, que passou por um processo de reestruturação após um período anterior de funcionamento parcial. Com a contratação de dois médicos, o setor voltou a operar regularmente e já analisou cerca de mil processos, incluindo licenças médicas, avaliações funcionais e pedidos de readaptação.

Recadastramento e modernização

No último semestre de 2025, a Secretaria também realizou o recadastramento de mais de 3 mil servidores efetivos, fortalecendo o controle e a organização do quadro funcional. A iniciativa assegurou a atualização segura das informações, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além da digitalização completa dos documentos e da criação de um banco de imagens institucional, preparando a cidade para futuras inovações tecnológicas.

Controle interno e governança

A Comissão Permanente de Inquérito e Sindicância Administrativa teve sua atuação fortalecida ao longo do ano, com a análise de mais de 60 processos administrativos. Entre os casos avaliados estão apurações relacionadas ao acúmulo de vínculos, conduzidas de forma técnica e criteriosa.

Gestão documental e redução de custos

Mais de 11 mil arquivos, especialmente das pastas funcionais mais antigas, foram digitalizados, garantindo a preservação da memória administrativa, segurança e acesso às informações. Paralelamente, a revisão e otimização dos contratos administrativos resultaram em uma redução superior a 10% nos custos, sem prejuízo à qualidade dos serviços, demonstrando responsabilidade fiscal e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Síntese

O balanço de 2025 da Secretaria de Administração evidencia uma gestão mais moderna, organizada e eficiente. As ações desenvolvidas ao longo do ano fortaleceram os mecanismos administrativos, ampliaram a transparência e alinharam a gestão municipal às necessidades da população de Paulista.

Fotos: Renato Ramo / SEI

Categorias

Compartilhe:

2ª Sambada dos Pretos Velhos terá ações voltadas à preservação ambiental

Hospital Central de Paulista amplia capacidade da rede estadual e reforça assistência especializada

Prefeitura do Paulista participa do NEON 2026 e fortalece agenda de inovação, tecnologia e empreendedorismo

Paulistano Futebol Clube apresenta Jacózinho como treinador e reforça projeto de retorno ao futebol pernambucano

Escola Municipal Manoel Gonçalves recebe material esportivo e reforça preparação para fase regional dos Jogos Escolares

III ECOGIN mobiliza estudantes da Escola João Fonseca em ação de educação ambiental e solidariedade em Paulista

Gestores escolares recebem orientações durante Balcão FNDE em Paulista

Operação Direção Certa avança nos bairros após queda histórica de acidentes em Paulista

Prefeitura do Paulista realiza ação de conscientização contra o trabalho infantil no Centro da cidade