Prefeitura do Paulista realiza evento em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (CMPPIR), em parceria com a Prefeitura do Paulista, promoveu, nesta sexta-feira (25), um evento voltado à valorização desse grupo. A ação reuniu diversas secretarias municipais que ofereceram atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e educação.

Durante a programação, foram disponibilizados, pela Secretaria de Saúde, serviços como mamografia, citologia, vacinação, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e Hemoglicoteste (HGT), que mede a glicemia. O público também teve acesso ao atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, com a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos participou com a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), solicitação de segunda via da certidão de nascimento e serviços relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico).

A programação contou ainda com apresentações culturais, como a dança cigana de Lilian Paiva e o show da rapper Fly Mamma. A Secretaria de Educação promoveu uma roda de diálogo com o tema “O protagonismo de mulheres negras e sua importância para a construção de uma sociedade mais justa”, conduzida por Débora Nascimento, coordenadora étnico-racial da pasta.

Além dessas secretarias, também colaboraram com o evento a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e a Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil.

A vice-presidente do CMPPIR, Rhayanne de Almeida, destacou a importância do conselho na articulação política da população negra no município. “O conselho é a única ferramenta que nós, enquanto povo preto, conseguimos utilizar para fazer articulação política dentro da cidade. Em Paulista, 48% das pessoas se autodeclaram negras. Queremos construir políticas de base, de conscientização, e garantir um bem-viver para nós e nossos descendentes”, disse.

A conselheira Sulamita Santos destacou que o reconhecimento da identidade racial é um passo essencial para a conquista de direitos e visibilidade. “Lembrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é gritar para a sociedade que nós existimos. Nós não fomos ensinadas a nos enxergarmos negras, e é preciso desenvolver essa consciência para podermos lutar pelos nossos interesses. E além da população negra, o Conselho também representa povos ciganos, quilombolas e indígenas”, declarou.

A secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, destacou a importância de iniciativas como essa para o enfrentamento ao preconceito e à proteção das mulheres negras e caribenhas. “Olhar para a mulher negra é olhar para a sociedade como um todo. Estamos juntas e nos fortalecendo. Ações como essa representam um avanço importante na quebra do preconceito e na garantia dos direitos das mulheres. Nós, da Secretaria da Mulher, estamos sempre atuantes”, ressaltou.

Para entrar em contato com a Secretaria da Mulher, sobre ofertas de cursos ou denúncias de violência, as interessadas podem entrar em contato pelo Instagram @sec.mulherpaulista ou pelo WhatsApp (81) 99912-0337.

Fotos: Gerson Nascimento / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude