Prefeitura do Paulista realiza blitz educativa noturna do Programa Recomeço em bairros do município

A Prefeitura do Paulista realizou, na noite desta sexta-feira (19), uma blitz educativa integrada do Programa Recomeço, com ações em diversos bairros do município, abrangendo praças públicas, áreas comerciais e bares. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, proteção da infância e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Cícero Delhany, a blitz educativa faz parte de um conjunto de ações permanentes do Programa Recomeço, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude. “A blitz educativa é um pacote de ações que segue recomendação do Ministério Público, com foco na prevenção, na orientação e no fortalecimento da rede de proteção social do município”, destacou.

A ação ocorreu entre 19h30 e 0h, com atuação em locais estratégicos, passando pelos bairros de Jardim Paulista, Centro, Maranguape I, além de pontos comerciais na Orla do Janga e Forte de Pau Amarelo.

A blitz contou com a participação integrada de diversos órgãos e secretarias municipais, além da Polícia Militar. A Secretaria de Saúde atuou por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), do Consultório na Rua e da Vigilância Sanitária. A Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil participou através da Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Trânsito, garantindo a segurança e o ordenamento da ação.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos esteve presente por meio do Procon Paulista, realizando orientações legais. O Conselho Tutelar também integrou a operação, assegurando a proteção integral de crianças e adolescentes.

Durante a blitz, as equipes realizaram abordagens educativas e preventivas, com orientações à população sobre os serviços disponíveis na rede municipal, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Dona Aderita e as vagas para acolhimento institucional. Também houve a entrega de panfletos informativos sobre o Programa Recomeço, reforçando as ações de conscientização e redução de danos relacionados ao uso de substâncias lícitas e ilícitas.

Além disso, bares e estabelecimentos comerciais foram orientados e notificados de forma educativa, conforme recomendação do Ministério Público, quanto ao cumprimento da legislação vigente, especialmente no que se refere à proibição da venda de bebidas alcoólicas e outras substâncias para menores de idade.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude