Primeira Feira de Empreendedorismo e Artesanato da Pessoa Idosa reúne cerca de 200 pessoas em Paulista

Com público estimado em 200 pessoas, a 1ª Feira de Empreendedorismo e Artesanato da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura do Paulista, foi realizada nesta quinta (9) e na sexta-feira (10), com balanço positivo e ampla participação da comunidade. O evento valorizou o trabalho artesanal e incentivou o empreendedorismo entre os idosos do município.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Administração das Regionais, além do Senac e do Grau Técnico. A feira reuniu idosos de diversos grupos e serviços de convivência, representantes da sociedade civil e artesãos locais, que tiveram a oportunidade de expor e comercializar produtos confeccionados à mão, como crochês, bordados, pinturas, bijuterias, comidas típicas e artigos decorativos.

O diretor da Pessoa Idosa, Joel Ferreira, destacou que o evento reforça o empoderamento e a participação ativa dos idosos na sociedade. “Hoje estamos no segundo dia da feira, promovida justamente para o público da terceira idade. Um evento voltado para o empoderamento e para garantir que os idosos possam produzir, vender e ser valorizados. A feira garantiu cem por cento das vendas revertidas para os artesãos. Nossa intenção é expandir a feira para outros locais e fortalecer ainda mais esse segmento”, afirmou.

Já o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, enfatizou o caráter inclusivo e social da ação. “A feira buscou incentivar a produção artesanal e dar visibilidade ao trabalho dos nossos idosos. Tivemos um público rotativo de cerca de duzentas pessoas nesses dois dias. Foi um momento de interação, diversão e também de geração de renda, especialmente neste mês dedicado à pessoa idosa. A gestão pública reafirma seu compromisso com a equidade e inclusão social, além de combater qualquer tipo de violação de direitos que esse público possa sofrer”, ressaltou.

Além da exposição e comercialização dos produtos, o evento proporcionou momentos de troca de experiências, valorização da cultura local e fortalecimento da autoestima dos participantes. Com o sucesso da iniciativa, a organização já planeja novas edições da feira em outras localidades do município.

A Prefeitura do Paulista segue fortalecendo políticas públicas voltadas ao bem-estar e à valorização da pessoa idosa, com ações que promovem autonomia, respeito e oportunidades de protagonismo social em todas as fases da vida.

Fotos: Wagner Santos / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude