Por Geraldo Moreira
O presidente nacional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Humberto Casagrande, visitou, nesta terça-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca do Paulista. Ele foi recebido pelo secretário da pasta, Raimundo Lopes, em um encontro voltado ao fortalecimento das relações institucionais e à valorização das iniciativas de qualificação profissional, aprendizagem e inserção de jovens no mercado de trabalho.
Durante a visita, Raimundo Lopes ressaltou a importância da aproximação entre o município e a instituição, destacando os avanços da economia local e a participação dos empresários no desenvolvimento da cidade.
“Foi um dia muito importante para Paulista receber o presidente do CIEE, que veio conhecer de perto o trabalho realizado pela Secretaria e se colocou à disposição para fortalecer essa parceria. Ficamos sabendo, durante o encontro, que Paulista registrou um crescimento 10% superior ao de Pernambuco, demonstrando a força da nossa economia e a confiança dos empresários e empreendedores, que enxergam a cidade como uma grande oportunidade de negócios”, afirmou o secretário.
Raimundo Lopes também destacou a contribuição do CIEE para a formação de adolescentes e jovens, por meio de oportunidades de aprendizagem e preparação para o mercado de trabalho. Segundo ele, a parceria com a instituição é importante para ampliar as perspectivas profissionais e contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades.
Para Humberto Casagrande, a visita representou uma oportunidade de estreitar os laços institucionais e conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas no município. O presidente destacou a relação entre o poder público, a iniciativa privada e as organizações sociais como um fator importante para a preparação profissional dos jovens.
“Eu tinha muita curiosidade de conhecer Paulista, principalmente pela fama que a cidade tem em razão do desenvolvimento econômico, dos investimentos em educação, aprendizagem e empreendedorismo. Essa visita foi uma oportunidade de aproximação institucional e humana, além de expressar nosso agradecimento ao secretário, que há muitos anos apoia as ações do CIEE em Pernambuco”, declarou Casagrande.
O presidente também enfatizou o papel da instituição na aproximação entre a formação educacional e as necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para que os jovens tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional.
“O CIEE é uma organização que aproxima as boas iniciativas da gestão pública da iniciativa privada, que é uma grande contratante de jovens. Nosso objetivo é aproximar o mundo da formação do mundo da aplicação, o mundo do estudo do mundo do trabalho. Foi uma manhã muito produtiva e afetuosa, e volto ainda mais encantado com tudo o que é realizado no município de Paulista e no Estado de Pernambuco”, concluiu.
A visita reforça a importância da cooperação entre o poder público, as instituições de formação e o setor empresarial para ampliar as oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional, favorecendo a inserção dos jovens no mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico do município.
Fotos João Gonçalves / SEI









