Ir para o conteúdo

Prefeitura do Paulista prorroga inscrições dos editais da PNAB 2026 até 5 de outubro

Por Guilherme Vinicius

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, prorrogou, até 5 de outubro, o prazo de inscrições para os editais do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026. A decisão foi oficializada pela Portaria nº 6.221/2026 e garante aos interessados mais tempo para apresentar seus projetos. O prazo terminaria nesta segunda-feira (28).

De acordo com a portaria, a prorrogação contempla os editais do Ciclo 2 de 2026 realizados por meio de chamamento público. A medida considera a necessidade de ampliar o período destinado à preparação das propostas, organização da documentação e realização das inscrições, além de possibilitar uma maior participação dos agentes culturais nos processos seletivos promovidos pelo município.

Os interessados devem observar atentamente as regras estabelecidas em cada edital antes de apresentar a proposta. Os documentos trazem informações sobre os critérios de participação, categorias, documentação exigida, etapas do processo seletivo, prazos e demais orientações necessárias para a elaboração e o envio dos projetos culturais.

Para realizar a inscrição, o proponente deve acessar o Mapa Cultural do Paulista, plataforma definida pela Portaria nº 6.221/2026 como canal oficial para o recebimento das propostas. Na plataforma, é necessário realizar o cadastro, preencher as informações solicitadas e, posteriormente, localizar o edital correspondente à área cultural em que pretende participar.

Depois de identificar o edital, o interessado deve conferir as exigências específicas, reunir os documentos solicitados e preencher corretamente os dados e formulários necessários. A proposta deverá ser enviada pela própria plataforma dentro do período estabelecido. Por isso, a orientação da superintendência é que os participantes não deixem a inscrição para os últimos dias e façam uma conferência de toda a documentação antes do envio.

O acesso aos editais, anexos e ao sistema de inscrição está disponível no Mapa Cultural do Paulista, pelo endereço: https://mapacultural.paulista.pe.gov.br/oportunidades/#list.

A Prefeitura também orienta os agentes culturais a acompanharem os canais oficiais do município e da Secretaria de Turismo e Cultura para consultar possíveis atualizações, comunicados e outras informações relacionadas aos editais.

Com a prorrogação, os interessados terão até 5 de outubro de 2026 para concluir suas inscrições nos editais abrangidos. A recomendação é que os proponentes aproveitem o novo prazo para preparar as propostas com atenção e garantir que todas as exigências do edital escolhido sejam cumpridas.

Fotos: Juan Marvin/ SEI

Categorias

Compartilhe:

PROPAZ nas Escolas promove cultura de paz e valorização dos estudantes na Escola Miguel Arraes

Prefeitura do Paulista prorroga inscrições dos editais da PNAB 2026 até 5 de outubro

Paulista goleia Pesqueira por 3 a 0 e garante vaga nas quartas de final da Copa do Interior

Prefeitura do Paulista reforça imunização de cães e gatos durante pré-campanha de vacinação antirrábica

Aprender, avançar e superar desafios: Paulista+ retoma atividades em Paulista

Paulista fortalece participação em Fórum Estadual da Política da Pessoa Idosa

Sala do Empreendedor promove palestra sobre Reforma Tributária e orienta empreendedores do Paulista para mudanças de 2027

Audiência pública reforça participação popular na construção orçamentária para 2027 em Paulista

Paulista realiza ação integrada de saúde e assistência social em terreiro de matriz africana